Inicial > Games, Indie, Reviews > (Homebrew – GBA) Skyland

(Homebrew – GBA) Skyland


Olhando a seção de homebrews na Itch.io, eu encontrei um interessante port em desenvolvimento do clássico freeware Hero Core do Daniel Remar para o Game Boy Advance pelo evanbowman. Por curiosidade com os demais trabalhos do Evan, eu acabei conhecendo o Skyland, um ótimo jogo de estratégia também desenvolvido para o GBA e originalmente lançado em 2021.

O visual semelhante ao do Cave Story é bem bonitinho.


Em Skyland, montamos uma fortaleza numa ilhota voadora para enfrentar piratas. Gastanto dinheiro e lidando com um limite de energia, podemos expandir a ilha, colocar paredes, campos de força e diversos tipos de armas que atiram na horizontal ou na vertical. Nos confrontos, perde o castelo cujas salas forem completamente destruidas. Podemos pausar o tempo para analisar cada situação e montar a nave com cuidado, e em emergências também dá pra remover blocos em troca de uma parcela do dinheiro que valeram ou para reduzir a energia utilizada (nunca deixe as salas de energia explodirem).

No modo aventura, o objetivo é fugir do Rei da Tempestade que nos persegue em 4 mapas até ser capaz de derrotá-lo. Os inimigos e eventos são aleatórios em cada jogada, sendo possível encontrar sidequests, tripulantes adicionais ou tesouros bem úteis dependendo da sorte. Tripulações inimigas podem ser recrutadas no momento em que ficam indefesas, exceto pelos chefes no fim de cada mapa. No quarto e último mapa não há saída a não ser finalmente encarar o vilão principal com os recursos acumulados até então.

Venci o chefe final por pura sorte após desarmá-lo quando os invasores simplesmente ficaram presos na escadinha no canto da minha nave antes que pudessem destruir a última sala dela.


É bom começar na difículdade iniciante onde há um sistema de continues limitados que rebobina as fases caso tome um game over. Nas dificuldades superiores, os inimigos valem mais pontos mas rendem menos recursos e se perder tem que começar do zero mesmo. Há diversos guias no menu de extras para entender as funções de cada item e as regras mais complexas do jogo, como mover objetos, clonar tripulantes ou usar teletransportadores para invadir o castelo inimigo.

O jogo possui um modo desafio com situações pré-definidas que rendem certas recompensas. Há também multiplayer, um modo infinito e um sandbox livre. Tem uma lista de conquistas. As pontuações podem ser gravadas online por meio de um gerador de QR Code no jogo, sendo que dá até pra desenhar uma bandeirinha própria que aparece tanto no jogo quanto no placar do site!

Os QR Codes também aparecem durante o gameplay em certas naves inimigas com mensagens de identificação e dicas bobas codificadas em ROT-13. É curioso ver em 2024 essa função num jogo de GBA, um portátil que só tinha suporte online no Japão por meio do aparelho Mobile System GB e que é de uma época em que QR Codes ainda não eram tão divulgados. Parece que aqui no Brasil isso só começou a ser usado em publicidade em 2007 pela Fast Shop e lembro que a primeira vez que vi um num jogo foi no FEZ lá em idos de 2012.

Skyland é até um cartucho 2 em 1 que usa sua temática de ilhas flutuantes para um modo de jogo completamente diferente do principal: o Macrocosmo, que é um simulador de vida em visão isométrica. Uma ilha aleatória é gerada e de acordo com certas condições vamos produzindo agricultura e infraestrutura nela para aumentar sua população. Depois de entender as regras e comandos (sempre aperte L para verificar se há plantas para colher antes que elas apodreçam) ele realmente acaba virando um bom passatempo. Dá até pra adicionar novas ilhas ao redor da original se a população crescer o bastante, sendo necessário cuidar de cada uma delas antes de usar o comando de passar para o dia seguinte.

Aqui também há uma função de QR Code que serve para compartilhar as estatísticas da ilha e quatro fotinhas ao redor dela no site oficial. Também há um modo livre para o Macrocosmo que permite mudar o cenário como bem entendermos. Nele há um Prompt de Comando onde a função “(help)” abre um manual que explica todo o código em que o jogo foi programado. Não cheguei a me aprofundar nisso, mas é muito interessante ver tudo aquilo alí.

O que mais o jogo tem… hm, ah, tem um minigame de Damas que pode ser destravado num evento aleatório do modo aventura. Também tem isso aqui.

Skyland me foi uma ótima surpresa neste fim de semana. A ROM para flashcarts e emuladores pode ser baixada de graça no site oficial, onde há um link para o servidor de Discord do jogo escondido (o endereço aparece através de um QR Code no próprio jogo). Embora possa ser jogado do começo ao fim, ele ainda é considerado beta e recebe atualizações ocasionais. Também será lançado na Steam num futuro próximo.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário