Inicial > Fangames, Games, Indie, Reviews, Sonic The Hedgehog > Jogos da SAGE 2021 e etc, parte 4

Jogos da SAGE 2021 e etc, parte 4

(post anterior)

Enquanto o meu foco em escrever esses posts foi pro ralo, passou a SAGE 2021, foi-se o aniversário de 12 anos do blog, pouco me interessei pela Sonic Hacking Contest 2021 e ainda apareceu uma tal de Chao Games Showcase na qual poucos participaram… a luz caiu do nada aqui enquanto finalizava o texto…
Ah, e parece que o menu de configuração de exibição de imagens do blog voltou onde deveria estar por enquanto. Pelo menos isso… Bora recomendar mais fangames e indies pra vocês então.

Mais joguinhos da SAGE 2021:

-Sonic 2 Time Quest
imagem_2021-08-25_192627Já tem uns quatro anos desde que o Hirokazu Yasuhara fez a palestra na Digital Dragons sobre como tornar jogos tensos e divertidos, revelando também detalhes antes secretos sobre o enredo de viagem no tempo que o Sonic 2 teve durante sua produção e que por mera coincidência era algo que o Naoto Oshima viria a concretizar no Japão com o Sonic CD.

Neste fangame, o joshyflip habilitou-se a recriar o Sonic 2 sob essa visão, através do framework Core do paulistano Nihil que usa a engine Clickteam Fusion 2.5… e mais o DLC desgraçado do software que eu ainda não comprei. Nisso que dá depender desses makers da vida… Mas enfim, a demo tem um ato da Emerald Hill com o level design que ela tinha nos betas e outro da Sand Shower, a fase de deserto que virou a Mirage Saloon no Mania e que muitos erroneamente pensavam que era chamada “Dust Hill” (que na verdade era a Mystic Cave, que inexplicavelmente era uma contraparte para a Green Hill/Emerald Hill).

A engine Core recria tão bem a jogabilidade da série que eu cheguei a pensar que estava mesmo rodando uma ROM do Sonic 2 em emulador! A Sand Shower, que foi considerada uma contraparte da Oil Ocean com escorregadores de areia e a mesma música, até que ficou divertidinha. Podem dar uma olhada pela curiosidade.

-Sonic Frenzy Adventure
imagem_2021-08-25_233954Após muitos anos no limbo e com certo conteúdo perdido por problemas de hardware, o BlueFrenzy lançou este fangame no ano passado e desta vez o atualizou com várias correções de bugs. A engine usada é obviamente um tanto ultrapassada, ao ponto que todos os personagens tem o pulo baixo do Knuckles e não podem controlar a altura dele. Isso é uma limitação grave num jogo de plataforma.

O jogo tem uma boa quantidade de fases com chefes em cada ato. Tem até batalhas em atos separados contra o Tails e o Knuckles possuídos pelo vilão da peça, entre outros personagens. Aqui não tem Drop Dash mas o Sonic pode trocar entre duas de suas habilidades de escudo, que na verdade são obtidas separadamente dos escudos elementais.

O difícil em Frenzy Adventure é que os chefes muitas vezes se movem e atacam numa velocidade que acaba não combinando numa série onde o jogador tem aceleração fraca ao andar. E não adianta ficar abusando do sistema de aneis da série pois só é possível recuperar os mesmos aneis uma vez. Sim, eu roubei isso no Project Spikepig, só que lá dava pra recuperar duas vezes…

-Big’s Big World
imagem_2021-08-27_221612Um dos fangames mais populares deste ano é uma sandbox gigante onde o Big deve procurar o Froggy e pescar ele como no Adventure 1. Também há Esmeraldas do Caos escondidas que liberam habilidades, algumas úteis e outras nem um pouco. Não baixei porque é 2 GB e vai mais é espatifar meu notebook com esse Unreal Engine 4, mas como bem que eu queria dar uma olhada e parece feito com carinho e não só por memes vale mencioná-lo aqui.

-Ghost Blast
imagem_2021-08-28_203759No controle de um fantasma feito de tinta, usamos pulos duplos, arrancadas e pisões para explorar os cenários em alta velocidade e juntar montes de pontos pra encher a barrinha de Rank. Cada fase tem um monte de ícones “?” em locais secretos que podem destravar fases extras, mas como o jogo só grava o total de ícones coletados numa mesma partida é bom passar pente fino no level design logo de uma vez se quiserem ver a terceira fase da demo.

Hacks da Sonic Hacking Contest 2021

-SNOLF: Tournament Edition
Apareceram na SHC alguns romhacks do tipo “termine o Sonic 2 sob condições intragáveis” como o Tails explodindo ao tocar o chão ou forçando o Sonic a parar se for deixado pra trás. Já nesse aqui o Sonic deve ser guiado pelas fases com tacadas de Golfe, o que muitas vezes leva a situações impossíveis de passar. Nem preciso dizer que enfrentar o Dr. Eggman em cada fase já fica bem chato na Emerald Hill. Na Chemical Plant então, nem pensar! Infelizmente, o jogo não permite pular os chefes sem pular todos os Atos 2 de uma vez. Por fim, há um modo multiplayer tanto no cooperativo quanto no competitivo que pode interessar.

-Sonic 3 & Knuckles: Epilogue
Boss rush com inimigos apelões mas com vidas infinitas e 10 aneis por batalha pra compensar. É divertido, mas embora o download tenha mais de 100 MB por incluir uma ISO com músicas em alta qualidade pra rodar no Sega CD, atualmente mal compensa se há só uma fase e duas batalhas prontas na demo.

Joguinhos da Chao Games Showcase (onde nenhum é simulador de Chao…)

-Spark The Electric Jester in Sonic After the Sequel
Não sei como, mas deram um jeito de hackear o Spark The Electric Jester 1 e incluir nele a primeira zona do fangame Sonic After the Sequel. Sei que ambos os jogos são do LakeFeperd e que usam o Clickteam Fusion + Sonic Worlds, mas o deselvonvedor do mod não ofereceu uma explicação de como ele foi desenvolvido. Teria ele obtido o código fonte do Spark? Hackear jogo feito em Clickteam ficou tão fácil e eu não sei??? De qualquer forma, temos a Horizon Heights com inimigos e items tirados do Spark mas também com o chefe Mecha Tails marcando presença no final.

É interessante jogar a fase com as habilidades do Spark, que pode apelar com o poder Wind mas tem um pouco mais de dificuldade com o Mecha Tails do que o Sonic tinha. Tive a impressão que aumentaram o HP do chefe para compensar os ataques carregados do formiga bobo-da-corte.

Esta demo não requer os arquivos do Spark The Electric Jester 1 pra funcionar.

-Sonic and the Lost Star
E falando no After the Sequel, este Sonic and the Lost Star tem uma forte influência dele nos belos cenários e nas cutscenes sem diálogo. A demo atualmente tem 7 zonas prontas que são muito bacanas de jogar, embora eu tenha achado alguns atos muito curtos e simples. Tem tambem Special Stages baseados nos do Mania só que simplificados, onde é preciso acumular bolas azuis para ganhar velocidade e fazer 4 voltas num circuito para obter uma Esmeralda do Caos (dica: ignore as esferas azuis quando já estiver em velocidade máxima para poder se recuperar depois caso tropece em espinhos).

Vale ver os combates cômicos contra os minichefes e o Eggman, que em certo ponto tenta atropelar o ouriço com um carro de polícia! Baixem este jogo!

(próximo post, Nintendo Community Fangame Convention)

  1. 1 de dezembro de 2021 às 5:40 PM

    Galera tira umas inspirações até da história dos jogos do Sonic, acho isso demais. Dá uma baita vontade de jogar o Sonic 2 Time Quest, quero ver achar tempo pra isso.
    Os demais jogos parecem bacanas também, mas este foi o que mais me chamou a atenção.
    O Snolf parece o tipo de jogo que vc tenta umas 3 ou 4 vezes, fica p da vida e larga! hahahaha
    A maioria das ROM Hacks “intragáveis” (como vc mesmo disse) soam dessa forma pra mim, não tem jeito. Sempre lembro daquele Sonic Omochao Edition ou algo assim, eu lembro que quase não dormi a noite de tanta raiva que sentia quando experimentei ele… kkkkk
    Valeu!

    • 14 de dezembro de 2021 às 12:44 AM

      O Omochao Edition marcou época, não? Lembro também que ele usava a interface daquele outro hack que permitia jogar o Sonic 1 online e acumular achievements na Sonic Retro, mas que logo sumiu e nunca mais voltou.
      O Snolf é assim mesmo. Até que é divertido tentar encontrar alguma rota que funcione nas fases, mas fui até a Chemical Plant 2, ví que o chefe era impossível e acabei desistindo…

  1. 20 de outubro de 2021 às 4:28 AM
  2. 3 de novembro de 2021 às 2:45 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: