Inicial > Fangames, Games, Indie, Reviews, Sonic The Hedgehog > (Review – PC) Sonic Boll

(Review – PC) Sonic Boll


Existe um fangame brasileiro de Sonic e Mario chamado Sonic Boll que eu vi no Twitter umas vezes querendo jogar… e me dei conta que se passaram anos, a versão final é de 2019 e eu tinha simplesmente me esquecido completamente dele até agora. Bora resolver este pecado gamístico então…

O jogo tem a jogabilidade baseada nos Super Marios de Nintendinho, mas a maioria dos personagens disponíveis são de Sonic. Temos o azulão, o Tails, o Knuckles e até o Mecha Sonic do Sonic 2… enquanto que de Mario só temos os dois irmãos encanadores e… o Stanley do Donkey Kong 3? Cada um tem suas habilidades especiais com ou sem os items de Cogumelo e Flor de Fogo, sendo que os personagens de Sonic acabam sendo tão apelões que deram ao Mario no mínimo a habilidade de rasteira como equivalente a rolada deles.

Por padrão estão disponíveis dois pacotes de fases baseados no Mario 1 e no Mario 2 Japonês, com opções de mudar os gráficos para os de Mario 3 ou World e mudar a trilha sonora para a de outras coisas, incluindo até o bom e velho Jojo’s Bizarre Adventure: Heritage For The Future da Capcom???

Dei uma passada rápida pelo pacote de Mario 1 com o Sonic que pode usar Insta-Shield para quebrar blocos e um dash no ar que fica em chamas após pegar a Flor de Fogo. Com esse powerup ele também pode atirar os Sonic Booms do Guile, o que é bem bacaninha. É preciso se acostumar um pouco com a física, mas os saltos rodopiantes do ouriço lhe dão uma grande vantagem na maioria das fases. Exceto nas de água, onde ele não nada e é forçado a usar o Insta-Shield para acertar os vários Bloopers que aparecem.

Existem Special Stages no jogo que são um minigame de bolinha de gude em 3D. Siga o caminho sem cair, pegue moedas para destravar barreiras e então alcance a Esmeralda do Caos antes do tempo acabar. Foi uma grata surpresa ver o minigame, mas para que ele apareça nos checkpoints é preciso encontrar, por acidente mesmo, joias escondidas em blocos invisíveis. O jogo não salva o progresso disto, então ainda estou longe de saber se tem forma Super pra todo mundo aqui.

Tanto as fases normais quanto os bônus possuem um editor de fases com direito a items e mecânicas que não aparecem no modo normal. Não é lá um Super Mario Maker mas dá pro gasto. E olhando o editor eu descobri o The Kid do I Wanna Be The Guy na lista de personagens, sem entender como destravei ele. Parece que o outro personagem secreto é o Ashura (um famoso glitch de Sonic 2), mas não sei como encontrá-lo. Voltando, vale notar que o editor de fases requer um mouse com botão-rodinha para mover o mapa. Isso me confundiu um bocado e tive que buscar informação no Youtube…

E falando em confusão, a versão linkada no site oficial do jogo é a 1.9.3 mas na verdade um beta da versão 2.0 já está disponível. Como o perfil do jogo no Twitter está zerado e o servidor de Discord sumiu não entendi bulhufas da situação.

Na versão 2.0 o Ashura e o Kid já começam destravados e há a Giana da série Giana Sisters, mas a Amy virou skin do Sonic e tanto o Stanley quanto o Mecha Sonic sumiram completamente. Há também um recolor do Sonic chamado Simple que serve de exemplo para a função de programar novos personagens para o jogo. Não há opções de gráficos e trilhas sonoras no beta, e ao invés das fases de Mario 1 e Mario 2 Lost Levels há uma mistura de ambos com alterações no level design.

No geral Sonic Boll é uma forma divertida de revisitar os dois primeiros Super Marios e as funções de edição de fases lhe agregam muito valor para quem gosta. Como há tantas diferenças entre as versões, fica aqui os dois links para que experimentem:
-1.9.3
-2.0 Beta

E por fim, uma telinha em homenagem ao Gamer Caduco que recentemente suportou o Sonic 2006 como parte de sua maratona da série Sonic. 😉

  1. 8 de abril de 2021 às 11:13 AM

    Caçarola, princesa beijando o Sonic de novo? Achei que fosse só coisa do Sonic Team! hahahaha
    Bom, obrigado (?) pela homenagem.
    Pelo que percebi, uma das coisas que mais aguçam a curiosidade de quem curte Mario e Sonic é o lance de “como seria um jogo com os dois personagens?”.
    Eu sei, tem a série dos Jogos Olímpicos e tal, inclusive estou nela na Maratona e até comecei a esboçar um texto falando sobre esta dúvida. Pelo visto alguns fãs tentam colocar isso em fangames, tipo este Sonic Boll, mas pelo visto acontece uma das coisas que sempre imaginei: um certo desbalanceamento.
    Não experimentei o jogo ainda, tô me baseando no seu relato. Vou tentar em algum momento para ver as ideias dos caras.
    Valeu!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: