Inicial > Games, Indie, Reviews > (Review – PICO-8) Pushamo

(Review – PICO-8) Pushamo


Ainda no assunto de puzzlers programados em PICO-8, conheci este Pushamo que foi lançado semana passada pelo bean borg. Se for pra comparar com alguma coisa, é como o Deblock do NES misturado com o Denki Blocks do Game Boy Advance.

Movimentamos um cursor pelo tabuleiro enquanto tetreminos atravessam a tela. É preciso empurrá-los e formar no mínimo quadrados 3×3 para apagá-los e ganhar pontos. A óbvia complicação é não poder virar os minos e se algum vazar pra fora da matriz é bom se apressar para evitar um game over na cabeça. Isso é algo fácil de acontecer até pegarmos o jeito da coisa e o joguinho se revelar um tanto viciante como todo bom quebra-cabeças.

Há diversos modos destraváveis que alteram drasticamente as regras. Em um ele vira um “jogo da cobrinha” onde o próprio cursor é um obstáculo. Outro se aproxima de Tetris e há alguns em que é preciso evitar eliminar blocos ou desviar deles como num jogo de navinha.

Tem também alguns quebra-cabeças onde é preciso limpar o tabuleiro todo usando as peças disponíveis. E embora existam metas a serem alcançadas para liberar cada modo, dá pra simplesmente soltar tudo no menu de opções, que até tem um macete de Modo Deus disponível.

O jogo está disponível na Itch.io por 5 dólares, sendo que todo o dinheiro é doado para a Autistic Self-Advocacy Network. Além disso, cada cópia vendida torna disponível uma de graça pra quem quiser pegar: https://beanborg.itch.io/pushamo

Categorias:Games, Indie, Reviews Tags:, ,
  1. rehquiem
    13 de dezembro de 2020 às 10:10 AM

    Oi, só queria te dar parabéns pelo seu trabalho neste blog, sei que as pessoas não acessam mais tanto blogs como antes, mas é bom entrar em sites como o seu e encontrar tanta determinação e amor pelo que faz. Já te sigo fazem uns anos por causa do detonado do dragon quest I e venho acompanhando desde então. As vezes esqueço de aparecer, mas uma hora volto.
    Essa é a minha primeira vez comentando. Mas enfim, é bom ter esse conteúdo maravilhoso para apreciar e se entreter, obrigado pelo serviço, até mais.

    • 14 de dezembro de 2020 às 12:18 AM

      Obrigado pelo elogio! É bom saber que as visitas ao blog são de gente de verdade e que os posts são apreciados mesmo hoje em dia…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: