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(Review – Arcade/Mega Drive) SegaSonic Bros.

1992 mal tinha começado e recolors já tentavam puxar o tapete do azulão…


Vazou em Dezembro de 2018 a ROM beta do SegaSonic Bros., um jogo de arcade do ouriço que foi cancelado em 1992 e jamais reconhecido pela Sega desde então. O jogo foi desenvolvido por Fukio Mitsuji, o criador da série Bubble Bobble, na placa Sega System C2. A ROM vazada na verdade é uma modificada pra funcionar em fliperama multicart e que apareceu do nada. Por isso ainda não é reconhecida oficialmente pela equipe do emulador MAME, e não tô com saco de ir buscar a versão especifica dele necessária pra rodar o jogo agora. Como o hardware SSC2 é semelhante ao do Mega Drive e há indícios de que ou o jogo nasceu no console ou seria portado para ele, não tardou até um fã portar o jogo pro Mega e é essa versão que eu acabei pegando.

SegaSonic Bros. é um singelo quebra-cabeça de blocos cadentes, mas ao contrário do já conhecido Sonic Eraser que foi desenvolvido na mesma época, nota-se que houve cuidado para que a estética e as mecânicas do jogo fizessem algum sentido como parte da série. Grupos 2×2 de Sonics azuis, vermelhos ou amarelos descem pela matriz de dimensões 8×12, e é claro que devemos nos livrar deles pelo maior tempo possível. Para isso é preciso traçar linhas de uma cor que cerquem qualquer grupo de esferas, seja formando um loop ou completando um caminho de um canto a outro do tabuleiro.

Mantenha a pilha sempre nivelada e com as colunas em pares, senão fica difícil se recuperar.


Sim, é um conceito semelhante as das fases especiais do Sonic 3, onde cercamos grupos de esferas para transforma-las em anéis. Uma grata surpresa deste jogo é que justamente o tema de Get Blue Spheres faz parte da trilha sonora, e com a mesma instrumentação. Várias outras faixas foram reutilizadas em outros produtos da Sega, como o simulador de Beisebol Chou Kyuukai Miracle Nine.

Voltando, a velocidade dos Soniques aumenta não conforme marcamos pontos, mas sim com o passar do tempo. A cada 10 níveis o jogo pisa no freio por alguns lances e nos recompensa com uma Esmeralda do Caos. Esse bloco apaga todas as esferas desde a fileira em que está até o topo da tela, mas praticamente não vale pontos. A partir do nível 30 é preciso organizar também uma quarta cor, branca, e assim vai indo até não aguentarmos mais ou alcançarmos o nível 99.

O jogo passa por todos os cenários do Sonic 1, mas a trilha sonora é exclusiva e não tão interessante embora ainda seja um tanto grudenta.


Uma partida completada assim deve durar uns vinte minutos, mas não cheguei a confirmar isso ainda porque o verdadeiro barato de SegaSonic Bros. é terminá-lo ao alcançar o limite de 10 milhões de pontos o mais rápido possível. Marcações em sequência mal valem alguma coisa, mas quanto mais linhas apagamos ao mesmo tempo, maior a recompensa. Uma pilha limpa a partir da terceira fileira vale um milhão, e se conseguimos fazer sobrar nada na matriz aí sim ganhamos um multiplicador de pontos. Esse multiplicador aumenta toda vez que a pilha é completamente limpa em sequência, mesmo com a Esmeralda do Caos.

Portanto, o desafio é dar um jeito de tirar o “Clean-Up Bonus” várias vezes seguidas com pilhas modestas e então marcar uns 7 milhões de pontos de uma vez no topo da tela. Testando com save states, verifiquei que dá pra terminar o jogo em menos de 3 minutos dessa forma, ainda que seja necessário muita atenção pra não marcar linhas prematuras e sorte para escolher as peças corretas. Não tem como dizer que isto não é um jogo do Sonic, não?

Pontuação, nível e tempo de jogo das melhores partidas são gravados numa tabela diária. Me pergunto se SegaSonic Bros. teria feito algum sucesso mesmo como cult caso tivesse sido lançado, porque ele é sim um bom joguinho e não é tão sete-cabeças quanto possa parecer a princípio. Dizem que ele fracassou em testes pré-lançamento, mas há pouquíssima informação a respeito. Os inexplicáveis irmãos do Sonic podem ter sido outro motivo, quem sabe? Afinal, a franquia ainda estava no berço.

O que me deixa encucado é que mesmo dias depois do SegaSonic Bros. vazar há surpreendentemente pouca discussão sobre a sua jogabilidade. Mandei uma speedrun meia tigela de 6 minutos no Youtube e só tá ela lá pegando tanta poeira quantos os videos de Vattroller X que gravei há vários anos. A única outra “speedrun” que encontrei até agora é uma em que a jogadora leva 7 minutos para alcançar 300000 pontos e então… para de jogar??? Poxa.

Enfim, ainda que exista gente puta por aí com as circunstâncias do vazamento do jogo, dizendo que outras raridades serão ainda mais protegidas por colecionadores privados por conta do que aconteceu, só posso dizer que fico contente por poder enfim jogar a bodega e ver pessoalmente se é bom ou não. Experimentem vocês também.

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