Início > Games, Indie, Reviews > (Review – Game Boy) Tobu Tobu Girl

(Review – Game Boy) Tobu Tobu Girl


Tobu Tobu Girl é um pequeno jogo de Game Boy lançado pela Tangram Games no começo deste mês, com lançamento físico limitado e tudo. 75 cartuchos acompanhados de caixinha e um manual ilustrado foram disponibilizados no lançamento por 35 euros, mas a rom do jogo é gratuita e pode ser baixada neste site. O código-fonte do jogo também está disponível, enquanto que a trilha sonora tá por 4 dólares.

Na breve abertura do jogo, uma menina passeia com seu gato amarrado num balão de hélio até que tropeça e o bichano sai voando até a estratosfera. Cabe a menina usar seus poderes saltitantes para quicar em cima de inimigos até alcançar o gato em 3 fases de pura adrenalina. Tobu Tobu Girl é vagamente comparável ao Doodle Jump que foi popular em smartphones… e que era bem parecido com o Sonic Jump lançado 4 anos antes. Qual a origem desse tipo de jogo, afinal? Icy Tower?

Mas enfim, o diferencial é que a menina tem duas habilidades: o botão A faz ela sair voando rápido para cima e gasta a barrinha no canto da tela. Ela também pode dar três arrancadas em qualquer direção com o botão B. Enquanto pisar num inimigo restaura o limite de arrancadas, esmagá-lo com uma arrancada para baixo dá pontos extras e restaura parte do medidor de voo. São controles simples, mas na prática pode ser difícil pegar o jeito e chegar ao fim de cada fase com uma boa pontuação.

Tobu Tobu Girl termina na terceira fase, mas há também uma fase bônus que é mais longa e difícil. As pontuações são gravadas numa tabela e pode-se perseguir um nota alta em cada fase para incrementar o fator replay do jogo. Com a jogabilidade interessante e um conjunto de gráficos e músicas bem caprichados para algo deste escopo, é certamente um bom passatempo. Fica aqui o link da rom para quem quiser jogar em emulador ou tem cartucho flash pra usar num Game Boy de verdade.


mas o que significa “tobu tobu” afinal
eu olhei naquele site de onomatopeias japonesas que encontrei no outro dia e não tem isso lá
essa dúvida vai me deixar acordado de noite

  1. 5 de dezembro de 2017 às 7:25 PM

    O jogo me pareceu muito divertido, e cairia perfeitamente para os smartphones de hoje em dia. Compartilhei seu review na minha page do FB, espero que não se importe.

  2. 5 de dezembro de 2017 às 8:10 PM

    Que jogo bonitinho e bem pensado. Ele parece ter uma mecânica bem viciante, tipo Angry Birds. Eu já baixei e vou jogar com certeza. Além disso a arte da personagem também é bela e singela. Dá para notar que a parte artística também foi bem feita, algo que não seria necessário para um jogo de GB, principalmente nos dias de hoje. Um jogo que parece ter sido feito com esmero. Eu dei uma pesquisada no nome do jogo e no google tradutor eu achei o equivalente a “voar” e “pular” para a tradução da palavra 飛ぶ 飛ぶ (Tobu Tobu), quando é verbo parece que este é o sentido. Seria então a garota pula pula ou a garota voa voa. Ou algo assim relacionado a voar e pular. No site https://en.wiktionary.org/wiki/飛ぶ eu também encontrei a tradução para algo como “ir rápido” e “splash” que seria algo como bater em superfície molhada, agitar, ondular. Excelente dica, Emerson.

    • 5 de dezembro de 2017 às 10:56 PM

      Eita, valeu por pesquisar o significado da expressão pra mim!

  3. 8 de dezembro de 2017 às 8:37 PM

    Cara, eu pensei que você tava analisando um jogo já lançado, mas quando vi isso “lançado pela Tangram Games no começo deste mês” caí para trás. Que coisas legal de ver um jogo de gameboy sendo lançado hoje. Outro dia eu fiquei feliz por ver um jogo de SNES sendo lançado (de luta) e também fiquei super contente. Sobre a palara TOBU … em japonês quer dizer – pular ou saltar. Então fica mais ou menos como Garota Pula Pula na tradução literal. Minha esposa estudou japonês e me respondeu aqui ^^.
    Uma grata surpresa MESMO ter lido isso! Grande Abraço. Ivo.

    • 27 de dezembro de 2017 às 9:39 PM

      Parece que eu só não encontrei o significado por preguiça mesmo, haha.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: