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(Review – Game Boy) Lucle

Mais parece “Lucio”.


Lucle é um jogo de Game Boy com um conceito curioso que mistura plataforma, quebra-cabeça e corrida contra o tempo: o jogador controla uma espaçonave que consiste em dois discos conectados por um cabo. Um fica preso ao chão enquanto o outro gira ao seu redor. Alternando entre eles e controlando a velocidade, fazemos a nave “engatinhar” até a saída de cada fase antes do tempo acabar.

O jogo tem um total de 30 fases divididas em 6 grupos de 5. Não há inimigos, mas cada fase traz obstáculos como gelo, elevadores e pontes. Às vezes também é preciso manobrar a nave por locais estreitos, buracos e caminhos próximos a barrancos. O gelo, como é de se esperar num video game, deve ser tratado com cuidado especial, pois quanto mais rápida a rotação da nave, mais descontrolada ela fica sobre o gelo.

Algumas fases são labirintos, mas há um item que indica a direção para a saída e outro que dá mais tempo. Algo que muito se vê durante a aventura são dois items perigosos que forçam a velocidade de rotação da nave para o máximo ou o mínimo. E há também as bombas, ah, as bombas…

Se acabar apertando A enquanto o disco está em pleno ar a nave capota e vários segundos são desperdiçados enquanto ela volta, mas se bater numa bomba a nave explode e a fase é reiniciada com o tempo que restava até então! Se isso acontece até vale mais a pena recarregar o save. Ah, o jogo só salva a cada cinco fases, tornando necessário jogar cada fase seriamente para acumular tempo extra.

O jogo tem uma historinha nonsense em que o herói se aproxima de alienígenas gigantes que ficam completamente perplexos diante da bizarra nave dele. O “peor” é o final, onde a nave volta a nave-mãe e o que sai da cabine não é o piloto visto na abertura, mas sim uma mão enorme acenando para a tela. Ok, pessoal da Vic Tokai. Ok.

Algo engraçado é que na época que conheci Lucle eu vergonhosamente não saquei como controlar a velocidade da rotação da nave e pensava que a barra de velocidade no canto da tela era de energia. Anos depois eu me lembrei do jogo e tentei procurá-lo mas tive que varrer as listas de roms de Game Boy por não lembrar o nome. Por que o jogo é chamado “Lucle”, afinal? O nome parece significar nada, apesar de uma pesquisa rápida no Google revelar empresas e um autor de visual novels com o mesmo nome. Daí eu fui ver como se escreve “Lucle” em japonês e deu “rukuru“, então suponho que o título seja algum trocadilho sobre giro que se perdeu na tradução.

O jogo estava no universo de A Família Addams o tempo todo?!


Poxa, deu vontade de jogar Kuru Kuru Kururin agora. Enfim, apesar de ser um jogo pouco comentado, Lucle é criativo e divertido. E eu pensando que a Vic Tokai era só clone do Sonic e do Mega Man

Categorias:Games, Reviews Tags:,
  1. 21 de setembro de 2017 às 2:25 PM

    Mas que jogo bonitinho. Gosto muito do Game Boy e gostei da premissa de Lucle. Ótimo texto!

  2. 6 de outubro de 2017 às 4:15 PM

    Poxa, esse passou batido, mas parece bem bacana. Puzzles+Plataforma em portáteis são sempre bem vindos! Depois vou dar uma experimentada! hehe
    Muito bom o texto!

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