Início > Games, Indie > Impressões do BIG Festival 2017

Impressões do BIG Festival 2017


Começou… há dois dias (OTL)… o maior evento de jogos independentes da América Latina, o Brazil’s Independent Games Festival. Ele está sendo feito novamente no Centro Cultural São Paulo ao lado da estação de metrô Vergueiro. Hoje a feira está fechada, mas volta a funcionar amanhã e continua até o próximo domingo. Vale lembrar que é gratuito e que tudo lá está disponível para ser jogado.

Eu dei uma passada rápida por lá ontem e não pude ficar muito tempo, mas deu pra perceber que a escala do evento aumentou desde a outra vez que eu o visitei em 2015. Além de dez jogos como o Legend of the Skyfish e Sword Legacy: Omen concorrendo ao prêmio de melhor jogo brasileiro, havia uma categoria para o resto da América Latina onde conheci um tal de Underhero. O jogo parecia um platformer simples, mas me deixou positivamente surpreso quando apareceu um sistema de combate no estilo dos RPGs do Mario.

Tinha o Celeste na categoria de melhor gameplay. Eu joguei a versão freeware original para o PICO-8 há um tempão sem saber que era um jogo brazuca! Infelizmente eu ainda não cheguei a jogar o remake, só vi um pessoal se dando mal em qualquer pulinho e reclamando que é difícil.

No lado direito do festival havia uma área dedicada a jogos de realidade virtual, incluindo o brasileiro A Lost Room e o polonês SUPERHOT VR. O evento recebeu uma expansão para o fundo dessa área onde haviam várias estandes para outras produtoras indie e certos outros eventos, mas a maioria das estandes ainda estavam vazias. Uma delas era da Behold Studios para o Galaxy of Pen and Paper, que parece ser uma continuação bacana para a série.

O Overcooked deve ter uma boa chance de levar os prêmios de melhor jogo e melhor gameplay. Baita jogo multiplayer.


O local estava bem movimentado, com uma fila razoável na entrada e diante de cada jogo. A partir de amanhã também começarão a todo vapor as palestras sobre desenvolvimento e produção de jogos, entre outros assuntos relacionados. Olhando a agenda aqui, me sinto mal por ter perdido os eventos sobre robótica que ocorreram no sábado e no domingo. Eu quis fazer todo o trajeto de 15km entre minha casa e o Centro a pé e por isso tive que sair por volta das 16 horas, então terei que visitar o local novamente de forma melhor planejada para aproveitá-lo melhor.

  1. 29 de junho de 2017 às 5:57 PM

    Pô, eu demorei pra confirmar que iria domingo também e acabou que não deu pra combinar nada… pra ajudar eu saio na primeira foto do seu post! kkkkk
    Tá vendo aquele branquelo barrigudo de cinza e bermuda vermelha (parte de baixo da foto)? Então…
    huahuahuahua
    Fiquei bastante surpreso com o Underhero também, eu não sosseguei enquanto não joguei. Não joguei o Celeste, mas vi uma porção de gente se lascando nele e ficando brava, eu me diverti com isso. A hora que fui jogar, um cara cortou pelo lado e assumiu o controle antes de mim. Aí quem ficou bravo fui eu, mas não com o jogo.
    Ah, não joguei nada de VR.
    No geral gostei bastante, ainda tô preparando o texto sobre.
    Agora, 15km a pé até o evento e vice-versa? Cê tá doido! rs

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: