Início > Games, Indie, Reviews > (Review – PC) Helen’s Mysterious Castle

(Review – PC) Helen’s Mysterious Castle

Há pouco tempo foi publicado pela Playism na Steam um RPG de RPG Maker chamado Helen’s Mysterious Castle. Criado por um tal de Satsu, é um RPG bonitinho e barato com regras únicas de combate em turnos.

Ambientado num castelo flutuante repleto de labirintos, o jogo conta a aventura duma valente menina chamada Helen que não tem a menor ideia do que está acontecendo ao seu redor e ainda por cima é muda e analfabeta. Mas que grande figura paterna é esse tal de Ardis que mora com ela… Embora o enredo pareça inexistente no começo, há algumas sacadas interessantes no decorrer da história.
ss_e0a387c73e2dbf19c778f0244457b40a11ba6ecb
No gameplay por turnos a experiência adquirida ao derrotar inimigos serve não para fortalecer a Helen, mas sim as armas que ela usa. É possível carregar 8 ao mesmo tempo e cada uma possui valores diferentes de ataque, defesa e o mais importante: um período de vulnerabilidade. Deve-se observar qual é o próximo movimento do inimigo e escolher cuidadosamente a arma que causará dano no momento certo sem te deixar vulnerável. É também preciso considerar as magias que atravessam a defesa do inimigo mas que também deixam o usuário com defesa 0 por várias unidades de turno.

Contra alguns monstros é fácil descobrir qual sequencia de armas engana a CPU, mas alguns personagens tem habilidades mais variadas com efeitos perigosos como o bloqueio de uma de suas opções ou redução permanente de HP. Certos casos são puzzles que requerem equipamentos específicos e há dois bichos que no fim de uma longa luta invocam a magia Nuke e aí você se apressa para encaixar as magias mais fortes que tem para evitar uma morte instantânea.
ss_d927e130d267ca0ab7cd0313a8f5ff7849d1978c
O jogo tem algumas partes difíceis. Usar a magia de cura fora das lutas reduz o seu nível e fugir de qualquer luta causa game over. Por outro lado há algumas colheres de chá como ganhar 1 HP extra após ser derrotado ou evitar confrontos porque os inimigos não são aleatórios e perambulam pelas masmorras. Também é possível salvar o progresso em qualquer lugar.

Com um ritmo ágil, duração de umas 6 horas e mais um bocado de chefes extras pra quem gosta, Helen’s Mysterious Castle foi uma grata surpresa para mim que não joga um bom JRPG há tempos.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: