Início > Devlog, Fangames, Games, Geral, Indie, Sonic The Hedgehog > Tutorial Sonic Worlds Beta 5.0: “Transformação é uma ação livre”.

Tutorial Sonic Worlds Beta 5.0: “Transformação é uma ação livre”.

Quando o Sonic Axiom foi lançado, lembro que um dos diversos bugs relatados pelos jogadores foi um em que os personagens podiam ser feridos durante a transformação para o modo Super. Nesse problema, o personagem ferido perde os anéis mas continua parado no modo de transformação, que falha pela falta de anéis, como ilustrado neste screenshot do meu projeto:

Eu tenho que fazer um gráfico melhor pra esse cipó...

Eu tenho que fazer um gráfico melhor pra esse cipó…


Não lembro se as versões posteriores do Axiom corrigiram esse problema. Pela natureza incomum do bug ele pode até ter passado despercebido no Sonic Classic e no Before e After The Sequel.

Talvez esse problema não exista mais na versão Delta da Sonic Worlds, mas para melhorar o meu projeto e para vocês que por um motivo ou outro também usam a velha versão Beta 5.0, finalmente tive vontade de resolver o problema e comentar isso aqui.

O que acontece é lá no final da área dedicada a programação das ações dos personagens, a engine tenta fazer o personagem ser invencível enquanto ele se transforma…
SW1
…mas não muito abaixo dali, na parte destinada ao funcionamento do powerup de invencibilidade, há três eventos contrariando isso. Enquanto o personagem não for Super, o valor de invencibilidade continuará sendo zero:
SW2
Para corrigir isso, adicione nesses eventos a condição de que eles não devem ocorrer enquanto a animação de transformação do Sonic estiver tocando:
SW3
A condição do valor Action do objeto Player_MovementValues ser diferente de 45 (Transformação) também deve corrigir o problema. Caso use em seu fangame algum ícone na tela para indicar que a invencibilidade está ativa, edite isso também para ele não aparecer à toa.

…Foi simples, não?… Isso me faz parecer tão mais preguiçoso e estúpido. Quanto mais eu vou demorar para portar o Super Tails e Super Knuckles no Spikepig? (Edit 27/06/13, 18:35 – Efeito de troca de paleta aplicado nos supers e no Hyper)

A propósito, eu testei esta situação no Sonic 2 agora e o que acontece oficialmente é que tanto o Sonic quanto os badniks não se afetam por contato enquanto o Sonic se transforma.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

