Início > Games, Reviews > (Review – SNES) Gekitotsu Dangan Jidousha Kessen: Battle Mobile

(Review – SNES) Gekitotsu Dangan Jidousha Kessen: Battle Mobile

Há um ano eu li um review sobre Gekitotsu Dangan Jidousha Kessen: Battle Mobile no blog Lunatic Obscurity e após baixar a rom, tipicamente me esqueci que ele existia. Só me lembrei dele há uma semana e… Caramba.
Gekitotsu_Dangan_Jidousha_Kessen_-_Battle_Mobile_(J)_00000
Este jogo foi criado pela System Sacom em 1993 para o Super Famicom. Essa companhia criava jogos para o PC-98 e depois focou no Playstation, lançando jogos como Running High. O enredo de Battle Mobile é praticamente igual ao do Road Avenger do Sega CD: um casal recém-casado é atacado por punks criminosos no apunkalípse de 2029 e a esposa é morta. Um ano depois o viúvo sai em busca de vingança com um carro turbinado.

Mas o jogo está longe de ser uma cutscene interativa. O gameplay é próximo do gênero shoot ‘em up, mas o carro só pode atirar mísseis contra helicópteros. A sacada é que ao apertar B enquanto segura uma direção, o carro pode abalroar inimigos terrestres para que eles explodam ou capotem nas paredes e obstáculos dos cenários.
Battle Mobile Levels
Os únicos inimigos voadores no jogo são os helicópteros que servem como reforços ao grande elenco de motos, carros e tanques que aparecem durante as fases. Junto deles há gimmicks e obstáculos como saltos, curvas sinuosas e terreno escorregadio que adicionam grande variedade a aventura.

Ao lutar contra os chefes, é importante entender os movimentos deles antes de simplesmente metralhar o botão B. Exemplo disso é o trem da fase 4, que parece vulnerável nos lados mas pode lançar vapor paralisante por eles enquanto encurrala o jogador sem dar chance de recuperação.
Battle Mobile Levels2
O medidor de energia do carro diminui constantemente, mas após certa quantidade de vilões detonados um item de recuperação aparecerá serpenteando pela tela. Também é possível usar um escudo para parar o medidor e ficar invencível por um tempo. Explodir inimigos constantemente e usar o escudo com eficiência é primordial para ter sucesso nas fases.

Com 2 continues e possibilidade de começar com 5 vidas, terminar o jogo não é complicado. Saibam que o chefe final não aparece no modo fácil, que acaba abruptamente sem nem rolar os créditos. Se terminar o jogo no modo difícil e resetar depois, poderá jogar na dificuldade ????? em que qualquer pancada mata o carro vermelho. Com um código de Game Genie eu acessei o final com essa dificuldade e que surpresa, o final é exatamente o mesmo exceto, por sacanagem dos autores, quando inexplicavelmente uma velha aparece correndo atrás do carro logo antes dos créditos acabarem.
Battle Mobile End
Mesmo que eu tente procurar problemas no jogo, Battle Mobile é um caso em que não há o que reclamar. Apesar de curto, nele há uma boa dose de desafio e estratégia, um método intenso de brigar com os outros carros e ótimos level designs com belos cenários acompanhados de excelente trilha sonora. O seu modo multiplayer até tenta compensar o inevitável caos entre os dois jogadores fazendo as colisões entre eles espalharem tiros pela tela. Este é um jogo único entre shoot ‘em ups e não creio ser possível exagerar o quão divertido ele é. Joguem.

  1. 2 de maio de 2013 às 2:14 AM

    Também conheci esse jogo ao ler a análise no Lunatic Obscurity. Como descrito aqui, a história é a mesma de Road Blaster, e não me surpreenderia se os programadores dissessem que são fãs do jogo.

    Confesso que sou mais do que péssimo em shoot ‘em ups, e como resultado não passei da quarta fase, pelo que me lembro. Não pude aproveitá-lo totalmente.

    Tentou jogar com dois jogadores? Talvez a experiência seja mais empolgante (ou mais frustrante)!

    • 2 de maio de 2013 às 5:36 AM

      Eu vou jogar com minha irmãzinha quando visitá-la de novo, mas sei lá se ela vai durar muito no jogo…

      • 17 de maio de 2013 às 8:14 PM

        Ela levou um game over na segunda fase… e devo admitir que não tive um desempenho tão melhor. Esse gameplay de bater o carro nos inimigos resulta num multiplayer bem complicado.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: