Início > Games, Reviews > (Review – Android) Zookeeper Battle, Line e DX

(Review – Android) Zookeeper Battle, Line e DX

Aumentando a lista de desastres inexplicáveis de hardware que me acontecem, meu celular Android se formatou sozinho duas vezes desde que eu o ganhei e eu perdi um punhado de jogos. Entre eles, o único que eu me importei em recuperar foi o puzzle Zookeeper Battle, que comentarei neste post.
O modo Normal é Yesbem
Zookeeper é um puzzle clone de Bejeweled que começou como um jogo online da Robot Communications em 2003 e ganhou ports para GBA, DS e PS2 nos anos seguintes. A partir de 2011 a Kiteretsu lançou o jogo no iPhone e no Android em três versões: DX, Battle e Line.
Esses elefantes não incomodarão mais ninguém
Como clone de Bejeweled com animais no lugar das jóias, o objetivo é unir três blocos de mesma cor na horizontal ou na vertical ao trocar dois blocos paralelos de posição. A diferença é que é possível mexer em blocos mesmo quando outros ainda estão em movimento. Por que isso não é padrão desde o primeiro Bejeweled eu não sei, mas é obviamente melhor e mais divertido marcar combos assim. Outra diferença é que ficar sem movimentos possíveis embaralha a tela ao invés de encerrar o jogo.

Zookeeper Battle
ZKbattle1
O único modo no Zookeeper Battle é o de multiplayer online competitivo com oponentes aleatórios ou uma CPU para treinamento. O jogo é gratuito para jogar, embora items de ajuda e Power Bottles para jogar mais vezes sem ter que esperar 6 minutos sejam normalmente apenas disponíveis através de microtransações.

Nesta versão multiplayer, entre os 7 tipos de blocos, 5 dão pontos de ataque enquanto elefantes e hipopótamos dão pontos de defesa. Um deles dará ambos e quanto mais combos, melhor. Após 30 segundos o jogo compara os stats dos dois jogadores e o que a defesa deles não aguentar será subtraída de seus 150 HP. Se o duelo não acabar em 5 turnos, quem tem mais HP ganha.

É um tanto raro ter uma grande defesa mesmo após alguns combos, o que complica pois ela é o stat mais importante. Não adianta ter mais ataque que o oponente se ele tem tanto quanto e um pouco mais de defesa. Para ajudar, às vezes aparece um coração para recuperar HP ou dois itens que afetam o adversário tirando a cor dos blocos ou adicionando um tipo inútil no tabuleiro. Esse efeitos só podem ser imediatamente removidos com os items mencionados anteriormente e apenas um deles pode ser equipado para uso.
O coelho no terceiro screenshot é a punchline
Para manter os jogadores interessados em jogar sem parar (e talvez comprar as Power Bottles para jogadas extras), os 10000 melhores jogadores da semana ganham alguma decoração para seu avatar para insinuar grande habilidade antes de uma partida. Quem vence 100 vezes durante a semana ganha um background. E quem entre um certo grupo ganhar mais vezes também destrava alguma coisa.

Às vezes também há combates com alguma variação do chefe Mecha Boss controlado pela CPU. É preciso derrotá-lo 3 vezes para receber um item aleatório e ele é programado para sempre conseguir stats altos, com alta probabilidade de também usar algum item. Em sua terceira versão ele sempre terá cerca de 130 pontos tanto em ataque quanto em defesa. Se perder, pode tentar continuar a luta usando uma Power Bottle. Como se valesse a pena gastar 6 lutas por isso.

Nem sempre eu tenho vontade de tentar vencer uma centena de duelos por semana, mas quanto mais eu jogo, mais eu atraso este post. Neste puzzler viciante só faltou um modo multiplayer local. Recomendo fortemente esta versão ou a do Facebook, que é praticamente idêntica.

Notas:
-Ao iniciar o jogo, ele tenta se conectar no servidor duas vezes. Se ele falha o menu principal é liberado mesmo assim, mas só funcionará mesmo se a contagem regressiva para ganhar créditos ou eles próprios estiverem visíveis no topo da tela.
-Se o jogo trava durante uma partida, isso é considerado uma derrota.
-Uma certa formação de blocos aparece várias vezes enquanto jogo, por vezes em vários rounds seguidos com pequenas modificações. Será que isso acontece de propósito?
-O personagem Zookeeper não aparece no jogo, mas o curador se mantêm como mascote.

LINE Zookeeper
LineZKeeper
O LINE é um programa de mensagens instantâneas para Android. Esta versão de Zookeeper associada ao LINE é jogável gratuitamente sem ele instalado, mas eu fiz um cadastro nele mesmo assim e ví que com isso é possível salvar pontuações ou combinar pontos com outros usuários na lista de amigos para vencer os chefes.

O único modo desta versão é um Time Attack de 60 segundos em que os blocos especiais que eliminam uma das cores de blocos aparecem mais frequentemente. Quando um certo número de cada animal é coletado, ocorre a mecânica Fever que transforma um dos tipos naquele que atualmente dá pontos duplos, gerando alto potencial para combos.

Como no Battle, há um chefe que aparece de vez em quando. Para derrotá-lo e ganhar um item, é preciso alcançar certa pontuação antes dos 60 segundos acabarem, mas se perder é possível continuar de onde parou no próximo crédito. Como escrito anteriormente, contatos do programa LINE podem unir seus placares.

Notas:
-Se o jogo falha em se conectar ao servidor, ele tentará infinitamente até conseguir e ele dificilmente consegue aqui.

Zookeeper DX Touch Edition
Notem os gráficos bugados
Este é um port comercial do Zookeeper do DS, mas apenas com o modo principal e o Tokoton. No modo normal a meta é juntar um certo número de cada animal antes do tempo acabar para subir o nível. No Tokoton o nível sobe quando se consegue 100 de apenas um tipo. O item que permite destacar por alguns segundos os movimentos possíveis pode ser usado 2 vezes no começo e é possível obter mais dele conforme a pontuação aumenta.
Sad
Dizem que após certa fase esta versão do jogo acaba e revela o passado trágico do curador e o por que dele odiar seu próprio zoológico. Não consegui alcançar o final e não só por causa da dificuldade, mas também porque ao contrário do que me diz a Google Play o jogo não é totalmente compatível com o meu celular e não fica encaixado direito na tela, o que distorce a posição dos objetos e estraga a jogabilidade.

Embora o jogo seja bom, é notável o quanto ele é simples se compará-lo com Bejeweled 2 e 3, que possuem mais powerups e interessantes modos extras de jogo. Não há multiplayer. É um tanto mentiroso esta versão se intitular “DX” como se houvessem muitas novidades.
The End
Conclusão
Entre as três versões, o Zookeeper Battle é o mais bacana por ser multiplayer, online e gratuito. Ter que esperar 6 minutos para ganhar créditos incomoda pouco já que dois duelos podem durar 3 minutos. Ele também tem os melhores gráficos e músicas (dá até para reconhecer o final de um turno só ouvindo a música). Se o DX vale a pena é por ter o modo normal de jogo, enquanto o LINE é um acompanhamento que deveria é fazer parte do DX.

  1. Italo
    30 de janeiro de 2014 às 4:11 AM

    É um ótimo jogo. Tenho ele no tablet, celular e no facebook!

    • 30 de janeiro de 2014 às 5:09 AM

      O Zookeeper Battle é essencial, sim. Embora o fator sorte em cada round me chateie às vezes eu ainda não penso em me desfazer dele.

  2. 21 de fevereiro de 2014 às 9:36 PM

    Gostei da sua matéria, só precisa atualizar um pouco agora, na parte do Batlle, (q é aonde eu estou jogando viciadamente agora), tem mais umas novidades, abriram o Zoo e vc pode ter seus animais em exposição pros seus amigos e pode chama-los para ajudar a matar uns Boss q invadem seu Zoo. Tem mtas coisas pra fazer agora, eu msm fico meio perdido aonde focar minhas forças, acabo sempre optando por onde tem o crocodilo de bonnus pois é o meu inicial e preferido dos bichos! A cada mais ou menos 15, 20 dias troca os eventos e fica uma coisa mais dinâmica e aumenta a vontade de jogar, pois se não fosse assim seria meio monótono demais e poderia perder players.
    Acho q oq faltou pro jogo ser 100% foi uma opção q não precisasse ser on line, e uma parte de trocas, aonde vc poderia trocar itens, telas e personagens com os amigos ou com outros jogadores do mundo. Tirando isso Zookeeper é f*da! ahahahahhahaha Não paro de jogar, fico quase 24 horas jogando.

    • 22 de fevereiro de 2014 às 4:34 AM

      Tenho pensado em comentar mais sobre o Zookeeper Battle e suas novidades, mas é mais uma das coisas que por preguiça, falta de inspiração e distrações eu acabo não fazendo.

      Parece que os caras deixaram o modo Battle offline para o Zookeeper do Nintendo 3DS. E será que na versão do Facebook não colocaram algum sistema de troca de items? Não jogo aquela há muito tempo.

  1. 20 de fevereiro de 2013 às 9:18 PM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: