Início > Games, Indie, RetroNatal, Reviews > (Review – PC/Browser/Android) Sint Nicolaas

(Review – PC/Browser/Android) Sint Nicolaas

O Natal já passou, mas é preferível não enrolar este post até o final do próximo ano, porque eu sei como isso acaba. Quem aí na retrosfera conseguiu resenhar algum jogo de Natal? Eu conheço poucos desse tipo. Especiais de Natal em desenhos animados não faltam, mas jogos natalinos não existem em minhas memórias, exceto pelo James Pond 2 e o jogo que compartilharei com vocês agora.
Title
Sint Nicolaas é um jogo freeware criado em 1998 pela Wiering Software que eu descobri num dos CDs da Top Games (Top Games Surpresa na época). Hoje eu não tenho por que gastar grana nessas revistas de 10 reais cheias de jogos em flash de qualidade variável, mas naquele tempo eu era um moleque mais bobão, que queria conhecer a cena gamística dos PCs e morava perto de uma banca. Além dos artigos divertidos das revistas, às vezes apareciam coisas memoráveis nos CDs, como este jogo.

Naquela época eu também não tinha ideia de que o personagem Papai Noel na verdade é copiado de uma figura do folclore dos Países Baixos (Holanda) chamada Sinterklaas (em bom português, São Nicolau). O cara é um senhor barbudo vestido como um bispo vermelho, que com a ajuda de seus ajudantes, os “Zwarte Piets”, anda de cavalo pelos telhados de casas para entregar doces e presentes para as crianças. E ele faz isso em Novembro, não em Dezembro, em que é celebrado o seu aniversário. Este post está está mais atrasado do que eu pensava.
Gameplay
Mas enfim, este jogo de plataforma é sobre isso mesmo. Antes do sol nascer o Sinterklaas deve largar em cada chaminé 5 bolachas e um presente de certa cor. O que complica é que embora o Sinterklaas possa levar vários presentes de uma vez, ele é forçado a sempre usar o primeiro presente da fila primeiro.

Até escrever este review eu nunca tentei jogar seriamente esse jogo e quando jogava há vários anos, não chegava longe. O jogo acabou se revelando curto: eu só não conhecia a fase final. Para o eu de agora não foi difícil terminar as fases em meia hora, mas o jogo tem as suas dificuldades para levar em conta.
Gameplay2
Além da dificuldade do platforming cheio de buracos (que tiram hp primeiro e não as vidas) e pisos escorregadios, o lance de entregar os presentes fica cada vez mais embaralhado e complicado de ser feito antes do tempo acabar, portanto é melhor descobrir uma ordem otimizada de presentes ao invés de pegar cada um imediatamente. Notem que se o dia chegar no jogo, todo o progresso na fase será perdido.

Também há vários pássaros que apesar de parecerem voar aleatoriamente, se divertem em bloquear o caminho e são capazes de PEGAR OBJETOS E DERRUBA-LOS NOS BURACOS. Como odeio esses bichos. Tô nem aí pro bônus de pontos que o jogo supostamente dá se eles não forem mortos.

Em geral, eu nem curto jogar muito esse jogo, mas lembro fácil dele porque é o único que conheço em que o herói é o Papai Noel, o que nem é verdade já que o personagem é esse tal de Sinterklaas. Sint Nicolaas é um jogo bonitinho, diverte e se vocês quiserem jogar, podem baixá-lo no PC, jogá-lo no browser ou baixá-lo no Android (aqui me ocorrem algumas glitches nessa versão).

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

