Início > Fangames, Games, Indie, Reviews > (Review – PC – Demo) Mega Man 25th Anniversary

(Review – PC – Demo) Mega Man 25th Anniversary

Bem, como sabem, dia 17 de Dezembro foi o aniversário de 25 anos do Mega Man. A Capcom apadrinhou o fangame Street Fighter X Mega Man para comemorar a data com alguma coisa já que o Legends 3, o Universe e aquele MMO foram cancelados.

Esse jogo eu não poderei comentar aqui pois ele é inexplicavelmente pesado e não roda no meu netbook. Vejam só o que o manual dele recomenda:

Configuração mínima
—————————————-

SO: Windows XP/Vista/Windows 7/Windows 8
Processador: Intel Pentium 4 2.0 GHz ou superior
Memória RAM: 1GB
Gráficos: DirectX 9.0c/Shader3.0 ou superior
(operação on-board não garantida)
Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 6600 ou superior com mínimo de 256MB VRAM
Som: compatível com DirectSound, DirectX9.0c

Aliás, esse jogo foi mesmo feito em Game Maker ou mudaram a linguagem quando a Capcom adotou o projeto? Quando liguei o jogo não apareceu um popup de loading nem nada… Mas enfim, de volta ao raciocínio…
Tela Título
O que eu posso fazer é comentar sobre Mega Man 25th Anniversary, um outro fangame comemorativo que foi anunciado antes mas acabou um tanto esquecido, um que está sendo criado por gente que trabalha na indústria gamística e que por algum motivo tem a Tron Bonne e seus asseclas incomodando o Mega Man crássico no ano de 20XX.

O Team Reaverbot lançou uma demo com Mega Man e Proto Man jogáveis, uma fase e dois chefes: Bio Man e Tarot Man. A fase disponível é a do Bio Man. Ela possui um tema de ácido: gotas caem do teto e derretem partes das plataformas, canos liberam fumaça, monstros bolhas surgem em certas posições e barris radioativos liberam projéteis poderosos ao serem destruidos.
Vale colocar monstros assim em Mega Man?
A fase é longa mas variada e difícil sem ser apelativa. Me diverti um bocado jogando ela. A música dela também é legal de se ouvir.

O Bio Man é um tanto intimidador e mata em uns 4 golpes, mas depois de algumas tentativas eu descobri como derrotá-lo: ao tocar o chão após um pulo, ele só ataca se estiver no centro da tela. Nesse momento ele pode atirar horizontalmente ou na diagonal. É importante estar longe e dar um pulo médio para se protejer de ambas as possibilidades.

Se ele atirou na diagonal, ele pula na parede e atira a Bio Sludge três vezes na direção do Mega/Proto. Basta andar pra longe dele para desviar, mas deixe espaço livre pois ele tentará esmagar o Mega/Proto após o terceiro tiro.

Não ví muita utilidade na Bio Sludge dele. Ela não alcança longe, tem o mesmo poder do tiro normal e não derrete nada.
Cliquem nos Manés
Quanto ao Tarot Man, como escrevi antes ele ainda não tem fase. E no meu netbook nem os gráficos dela aparecem. Quando o Mega/Proto acerta o escudo dele, o Tarot Man se prepara para usar um dos seguintes ataques e fica vulnerável até ele acabar:

-Tarot pula pro centro e joga quatro cartas para o céu, que caem como as folhas do Wood Man, só que mais fáceis de desviar.

-Tarot pula pro centro e joga dois pares de cartas pros lados. O problema aqui é confundir isto com o ataque acima ou errar o ritmo.

-Tarot pula para a esquera e atira quatro cartas no Mega/Proto. As cartas fazem um arco no ar.

-Tarot pula para a direita e atira 4 vezes na direção do Mega/Proto.

-Em nenhum momento ele para o tempo pra jogar facas e um trator no Mega/Proto.

Em geral, é uma luta fácil contanto que não se faça muita besteira. A arma dele, Tarot Shuffle, é inútil. Falando nisso, existe algum escudo em Mega Man que seja uma boa opção para usar constantmente? Dizem que a Jewel Satellite é legal e sei que a Hell Wheel no romhack Minus Infinity é extremamente útil, mas fora isso, quando consigo um escudo em um jogo do Mega Man eu só o uso pra derrotar o chefe fraco a ele.
Tarot Man
Como dito antes, Mega Man e Proto Man são jogáveis. Deve-se clicar no ícone central da seleção de fases para trocar de personagem. O Mega Man tem o Slide. O Proto Man tem o Slide, o Tiro Carregado e bloqueia certos tiros enquanto pula. Seu único problema é receber 50% mais danos de ataques, mas pra que raios que eu vou querer jogar com o Mega Man se o Proto tem o moveset completo e pode derrotar inimigos rapidamente?

Ambos os personagens recebem a mesma arma quando um chefe é derrotado, mas eu preferia que eles recebecem armas diferentes como ocorre naquela continuação obscura do Mega Man & Bass e no fangame Mega Mari, para que realmente haja motivos para jogar com ambos os personagens.

Em geral o jogo parece promissor. Espero que a qualidade de level design se mantenha nas próximas fases. E que o Dr. Wily traga bons desafios pro final do jogo. Sim, a pasta de músicas revela a presença desse cientista bananão. Surpreendente.

Link de download:
http://jasoncanam.com/mm25.htm

  1. Luiz Luan
    22 de dezembro de 2012 às 10:44 PM

    Realmente é uma pena seu netebook não ter aguentado Megaman vs Street fighter, o game é muito bom. Bem que eu achei estranho que meu processador tava pedindo água, não muita, pra rodar Megaman não fazia ideia do quanto era pesado, péssimo desenvolvedor.
    Enfim o jogo não tem sistema de passwords ou save e não permite que você jogue duas vezes a mesma fase depois de derrotar o boss, e os e-tanks uma vez que você os usa os perde para sempre, mas isso é justificável o jogo é curto e fácil em sua maioria, a maior dificuldade que encontrei foram os chefes, com exceção do Bison último chefe ele é muito fácil. Enfim baixei esse outro mega que você postou vou jogar as duas vezes e conferir pra ver se é bom.

    • 23 de dezembro de 2012 às 2:19 AM

      Então o Bison é fácil? Por que será?… *cofcofAkumaéochefãofinaldeverdadecofcof*

  2. Luiz Luan
    22 de dezembro de 2012 às 10:45 PM

    Netebook :S

  3. Luiz Luan
    27 de dezembro de 2012 às 10:44 AM

    Tem o Akuma também, esse eu não encaro não.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: