O que joguei em 2012

12/12/12, 12:12. A última data com esse formato que presenciaremos. Bom dia, retrogamers. No dia 28 de Novembro, o Gamer Caduco convidou o pessoal da blogsfera retrogamistica brasileira para fazer uma nova série de posts sobre o que temos jogado neste ano. Vejamos se eu ainda me lembro de alguma coisa para recomendar para vocês.

Metalgun Slinger
Metalgun Slinger Screen
Este é um jogo japonês do GBA que eu descobri lá na wiki da /v/ porque ninguém mais conhece ele. Fiquei esquecendo de escrever um review, perdi o pouco de inspiração que tinha e… aqui estamos nós. Bem, Metalgun Slinger é um ótimo jogo de ação num velho oeste steampunk.

O protagonista pode correr por aí, atirar e usar especiais com os itens que encontra. Apesar de inimigos voadores droparem poções com frequência, não pensem que o jogo é fácil. Se fizer besteira, estará morto em instantes, especialmente ao enfrentar os chefes.

Algo interessante são os minichefes escondidos em cada fase. Eles fogem ao serem encontrados e possuem alto HP. Enfrentá-los é arriscado, mas necessário para expandir a energia máxima do herói.
Metalgun Slinger Screen 2
Só acho idiota terem feito R+A ou R+B ativar ataques especiais enquanto o L não tem função nenhuma. O R é usado para ativar certas acrobacias que rendem combos, portanto ele estará sendo usado com o A frequentemente.

Rayman 3: Hoodlum Havoc
Rayman3
Ah, o terceiro jogo do Rayman. Nunca terminei o primeiro sem cheats e tenho preguiça de jogar o segundo. No enredo, Rayman deve derrotar André, um red lum corrompido pelo PODERDUMAL e capaz de corromper outras criaturas. Lembro de ter ouvido falar que este é um jogo ruim e que o criador do personagem não se envolveu muito com o projeto pois estava trabalhando no Beyond Good & Evil.

O jogo realmente tem seus momentos chatos e uma câmera que por vezes atrapalha, mas ainda assim está longe de ser ruim. Coisas neste jogo que me alegram em especial é ver o Rayman novamente capaz de socar coisas e saber que não existem buracos sem fundo nas fases. Exceto por um no final que não é perigoso.

Cubistry
Cubistry
Mal lembro onde peguei isto… Cubistry é um jogo de puzzle para PCs em que surge na tela um grande cubo formado por vários cubinhos. O objetivo é clicar em pares visíveis de cubos iguais para destruí-los e fazer isso o mais rápido possível. Usem as setas para virar o cubão conforme necessário.

Sonic Fusion
waterzone
Este projeto do Felik foi canceledo recentemente, com 9 fases e um chefe terminados. O cara entende de level design, então apesar do feeling de Sonic Advance a maioria das fases está longe de ser aquela palhaçada que é o Advance 2. Seu maior atrativo é o modo online em que até 4 jogadores podem apostar corrida nas fases ou lutar em pequenas arenas.

Ocean Force
OcFo1
Um arcade disponível no Playland do Shopping Center Norte que eu documentei nas internets há algum tempo. Para jogar deve-se acertar precisamente os navios que passam pela tela para conseguir alcançar a pontuação mínima necessária para passar de fase.

Donald Duck no Mahou no Boushi
Levels3
Neste jogo do Super Famicom, Donald é recrutado por um rei para salvar um reino mágico dominado pelo João Bafo de Onça.

O level design é mediano em certas partes e bom em outras. O rei-chapéu pode ser usado para proteger o Donald, mas é uma habilidade inútil, ao contrário da radical cabeçada que é essencial para derrotar chefes. Para a trilha sonora eu me levanto e bato palmas.

Aparentemente, existiu um minigame chamado Barcode Battler em que se usava códigos de barra para criar personagens e itens para lutas. Uma versão dele era compatível com os jogos da Epoch para o Super Famicom, como este. Pena que tudo isso é tão obscuro que é impossível saber o que há neste jogo que é apenas acessível através do minigame.

Donald Duck Goin’ Quackers
PSD3D004
Um dos últimos jogos do Donald e o primeiro em 3D. A versão do PSX que joguei é um platformer simples e linear, mas divertido por isso mesmo. O level design da versão 2D do GBC é uma evolução do que havia no Rayman do mesmo console. Já a versão do GBA sacrifica algumas gimmicks em troca de alta velocidade, assemelhando-se mais a versão para consoles.

Metal Walker
Metal Walker Battle
Este aqui eu joguei no começo do ano… sobre o que ele é, mesmo? É um RPG em que se controla um robô que pode usar várias transformações para explorar o mundo e alterar seus poderes. Durante o combate, deve-se quicar pelas paredes e inimigos de forma inteligente para acabar rapidamente as lutas. E se conseguir empurrar os inimigos nos Analyzers, destravará novos itens nas lojas.

O jogo é muito difícil graças a alta frequência de encontros aleatórios com inimigos. Há poucas sidequests e conteúdo extra.

Jojo’s Bizarre Adventure
JojoStardust01
Jojo’s Bizarre Adventure é um velho mangá de ação com elementos de horror sobre o conflito entre a família Joestar e o vampiro Dio, cuja influência persiste mesmo depois de sua morte. Não é um mangá tão conhecido no ocidente, mas é bem influente. Quando anunciaram a adaptação para anime da primeira parte, Phantom Blood, eu finalmente resolvi pelo menos ler a saga Stardust Crusaders e jogar este jogo de luta criado pela Capcom.

O diferencial deste jogo é os personagens poderem invocar suas “Stands” (materializações psíquicas de seu espirito) para poder usar ataques diferentes ou tentar cercar o oponente, sob o perigo de sofrer quebra de defesa se apanhar muito enquanto a stand está ativa.

Embora os enredos do modo Arcade tenham sido retalhados na versão PSX, ela tem um modo Story exclusivo que acompanha Jotaro, Joseph, Kakyoin, Polnareff e Abdul em sua jornada até o Egito para matar o Dio. Neste modo alguns episódios são representados por minigames ou cutscenes com Quick Time Events. Cada episódio possui um “Fator Secreto”, que é um objetivo secundário que deve ser descoberto para ganhar mais pontos.
JojoStardustLetsGo
O port perdeu detalhes gráficos ao ser trazido do arcade, mas a jogabilidade permanece intacta. Me parece que Jojo não é considerado um jogo muito balanceado, mas é bem-querido mesmo assim por ser muito divertido e carismático. Aquele lance de jogar um trator com rolo compressor no inimigo, por exemplo? Nada menos que uma das extravagâncias de Dio Brando.

Jumping Flash 1, 2 e Robbit Mon Dieu
JFlash Screenshot
A trilogia Jumping Flash do PSX é sobre um robô-coelho chamado Robbit que deve encontrar quatro itens escondidos nas fases e então ir até a saída. A principal habilidade dele é o gigantesco pulo triplo usado para causar alto dano em inimigos e explorar rapidamente as fases. A câmera é em primeira pessoa e Robbit olha para baixo ao pular, facilitando pulos entre plataformas pequenas com a câmera em primeira pessoa.

Enquanto que os dois primeiros jogos eram bem arcade, o terceiro trouxe missões com objetivos diferentes e várias historinhas sobre cada personagem que o Robbit, que agora é loiro, está ajudando. O resultado é um jogo que em vários aspectos é inferior, mas que também tem o seu charme, que inclui o único chefe final da trilogia que é realmente difícil. Infelizmente este não foi lançado fora do Japão.

Um último comentário: a música de chefe final do primeiro jogo é perfeita. A do segundo jogo, porém, nem tanto. E a do terceiro desperdiça potencial…

Touhou Koukayaku – The Game
0102
Descobri que a Peposoft lançou isto na época de seu clone de Mega Man chamado Gigadeep. É um fangame de Touhou (aquela série de shmups sobre o folclore japonês que é cheia de MINAS ANIME) em estilo Mega Man cujo enredo é baseado num cd de remixes do Touhou 12.

Sendo um platformer baseado num shmup, os inimigos atiram grandes rajadas de tiros (em proporções absurdas na dificuldade Lunatic), mas só uma pequena área das personagens é vulnerável. O level design é competente, embora minha empolgação após jogar a fase da Nazrin tenha diminuido ao notar quando os caras começaram a usar as mesmas gimmicks de se pendurar de forma repetitiva e fora de contexto.

A Byakuren é a personagem inicial, com stats medianos e uma rajada horizontal de tiros. Chefes derrotadas são destravadas como jogáveis para as próximas fases e eu sugiro que derrotem a Murasa primeiro, pois as âncoras dela causam dano altíssimo e destroem certos projéteis. A Shou também é necessária em certos momentos pois pode voar por mais tempo que as outras.
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O jogo é divertido mas bem curto, especialmente quando comparado ao conteúdo do Gigadeep. Só há 5 fases e um modo boss rush secreto. E a galeria destravável é dispensável, pois só mostra os “mugshots” das personagens que, raios, são sempre o mesmo desenho com uma expressão diferente!

Rosenkreuzstilette Freudenstachel
RKSFScreen1
Depois de longos atrasos os japoneses voltam a abusar da cultura alemã neste segundo Mega Man Castlevaniado Com Minas Anime. Neste jogo a Spiritia foi sequestrada e sua amiga Freudia toma o papel de heroína principal. A arma dela é o Freudenstachel do título (cujo nome faz alemães dar risada), que é uma rajada de lanças de gelo com munição limitada, porém bem alta.

Em geral o jogo continua divertido e até mais original que o primeiro RKS, a não ser que tenham copiado idéias de jogos do Mega Man que eu não conheço. A trilha sonora também é ótima, embora eu não tenha curtido tanto o tema de batalha final tanto quando o incrível Requiem For Myself do primeiro jogo…

Depois que o jogo acaba, é revelado um código para jogar com outra personagem, Pamela, cuja jogabilidade é baseada no Zero assim como a Grolla no primeiro RKS: combo com uma espada e wall jumps. Ao jogar com a Pamela, um imitador de Simon Belmont aparece como chefe na fase dela, haha.

Star Fox 64 3D

Há alguns meses, havia um quiosque de Nintendo 3DS na loja Fast do Shopping West Plaza com Super Mario 3D Land de um lado e Star Fox 64 3D do outro. Decidi jogar o jogo seriamente pela primeira vez ao passar por lá, terminando-o com o memorável final bom em que o Fox segue o pai pelos túneis de Venom.

Tive que usar 4 continues durante o jogo, 2 deles sendo restarts em Macbeth pra acertar as alavancas no final da fase, que fazem o chefe dessa fase colidir na própria base sem ser enfrentado pelo Fox. O jogo é um excelente rail shooter, então deem um barrel roll até ao menos a versão original para o Nintendo 64 se ainda não jogaram.

Tatsunoko Vs. Capcom

Há alguns dias, encontrei uma máquina de arcade desse jogo, rodando com créditos infinitos. Deu pra terminar o jogo num crédito sem ninguém reclamar. Eu escolhi o Mega Man Voltnutt pensando que ele era um personagem fácil, mas acabei não entendendo a jogabilidade dele. Felizmente pude sempre vencer com as joelhadas e cortadas do Casshern, afinal, se ele não conseguisse suportar isso, quem conseguiria?

Hokuto no Doom
Meu primeiro contato com o FPS Doom foi através deste mod baseado na jornada do Kenshiro para resgatar sua noiva Yuria que foi levada pelo tirano Shin. Foi feito um bom trabalho com os gráficos e sons do jogo e a grande técnica dos Cem Punhos Rachadores (vivo esquecendo o nome original disso) é destravável logo na primeira fase, porém dizem que as fases disponíveis aqui são exatamente as mesmas do Doom original, o que não é bom. Também tem gente reclamando do jogo ser distribuído em forma executável, o que é ilegal (situação semelhante a romhacks, que “deveriam” ser distribuídos como patches).

…Por que eu não consigo tirar screenshots disto?

Super Castlevania IV
Super Castlevania IV Snap
Como esta maldita memória me atrapalha. Quase me esqueci de comentar este jogo. Há algum tempo eu joguei seriamente até o fim este capítulo da saga Castlevania pela primeira vez, sem nem usar save states. Tudo neste jogo é mesmo SUPER. A trilha sonora é tanto sombria quanto heroica e os level designs possuem uma dificuldade alta, porém surpreendentemente justa graças a habilidade de atacar em várias direções e poder balançar o chicote para bloquear tiros.

Deixo aqui o Tema do Simon para quem não o conhece.

Guru Logic Champ
GuruLogic
Outro jogo cuja existência eu só relembrei agora. Nem terminei ele, o que é uma desgraça pois ele é um ótimo puzzler e uma das últimas coisas que a Compile fez.

Na historinha deste jogo do GBA, um pato com cara de fodão e seu colega com aparência mais tímida tem de salvar um pessoal em diversas situações ridículas. Para isso eles devem resolver puzzles até destravar a fase do objeto que eles precisam.
GuruCutscenes
O objetivo no jogo é revelar um desenho ao preencher certas posições dele com blocos tal como em Sokoban, mas os personagens ficam no fundo da tela atirando eles por um canhão. Quando um bloco colide com uma parede, ele pode ser usado como apoio de outro bloco antes de ser recolhido. Com o passar das fases, gimmicks são introduzidas e a dificuldade vai se complicando.

Irisu Syndrome
IrisuPlay4
Quando se começa a jogar este puzzle freeware sem entender bem as regras, é comum levar Game Over em instantes. O objetivo é fazer polígonos de mesma cor colidirem uns nos outros. Se um polígono cai no chão sem isso acontecer, perde-se energia. O jogo tem um enredo sinistro que vai sendo explicado dentro e fora dele conforme altas pontuações são alcançadas. Para aproveitar melhor essa história, o jogo foi traduzido por fãs na 4chan.

Equin: The Lantern

Recentemente, o criador de Hasslevania pausou o desenvolvimento da continuação para criar The Lantern, que é um RPG rogue-like com 3 classes de personagens e 50 andares aleatórios. Novamente eu ajudei um pouco com beta testing. Certamente nem tanto quanto deveria, mas deu pra relatar bugs e sugerir algumas coisas.

O jogo é difícil como se espera do autor, mas com sorte para não entrar em enrascadas e sabendo usar os itens encontrados, dá pra chegar longe. A dificuldade certamente funciona melhor do que no jogo comercial anterior dele, o The Outlaw, The Drunk and The Whore.
ETLantern
Um toque legal é que o jogo grava uma série de estatísticas na pasta dele após cada game over, o que é útil para comparar high scores.

Lista de blogs que estão participando de meme:
-Gagá Games e Piga (http://www.gagagames.com.br/)
-Gamer Caduco (http://gamercaduco.com/)
-Vão Jogar! (http://vaojogar.com.br/)
-Revista Game Sênior (http://gamesenior.com.br/)
-Video Game.etc (http://videogame.etc.br/)
-Marvox Brasil (http://marvoxbrasil.wordpress.com/)
-GLStoque (http://www.glstoque.com.br/)
-Shu Games (http://shugames.blogspot.com.br/)
-Retro Players (http://www.retroplayers.com.br/)
-The Twosday Code (https://yoritoshi.wordpress.com/)
-Passagem Secreta (http://passagemsecreta.com/)
-Cosmic Effect (http://cosmiceffect.com.br/)
-Shugames (http://shugames.blogspot.com.br/)
-Nostallgia (http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com.br/)
-Edi (FZ2D) Retro Reviews (http://edireviews.blogspot.com/)
-Forum SEGA Forever (http://segaforever.forum-livre.com/)
-Fúria: blog sobre games (http://furia94.wordpress.com/)
-Zir0 Video Game Nerd (http://emulaziro.blogspot.com/)

  1. 12 de dezembro de 2012 às 10:47 PM

    muito interessante essa sua lista Hyper, já vou anotar uns aqui para eu procurar. e Jojo Bizarre Adventure é massa demais. e que game é esse Rosenkreuzstilette Freudenstachel? fiquei interessado.

    • 13 de dezembro de 2012 às 12:20 AM

      Ah, Rosenkreuzstilette é um clone de Mega Man pra PC com minas anime. O primeiro foi lançado há alguns anos e o segundo recentemente, depois de um longo período de atrasos.

      O jogo… funciona que nem Mega Man mesmo. Tiro carregado pra Spiritia no primeiro jogo, rajada de tiros pra Freudia no segundo, Slide para ambas e 8 chefes pra derrotar e ganhar mais armas.

      Apesar das “Minas Masters” no segundo jogo serem as mesmas do primeiro, elas tem novos ataques. Depois de derrotar todas aparece uma mina anime dumal fazendo careta em seu disco voador e invadimos o castelo dela.

      Ambos os jogos são divertidos e tem boas músicas, então suponho que sejam recomendáveis.

  2. 13 de dezembro de 2012 às 12:16 AM

    Jogar Super Castlevania IV é voltar a época do SNES, muito bom. Inclusive gostei dos teus jogos, o do Donald é interessante ver que no Famicom saíram muitos jogos da Disney que não Super Nintendo não saíram, isso aconteceu também no Genesis. Vale a pena conferir. Achei fera você ter achado um fliper com Tatsunoko vs Capcom.

    • 13 de dezembro de 2012 às 12:29 AM

      O Super Famicom tem esse jogo do Donald, um do Mickey, o terceiro Magical Quest com ambos e um jogo sobre Alice no País das Maravilhas. É estranho ver jogos assim confinados a uma região.

      E até onde eu sei desligaram a máquina de Tatsunoko lá na rodoviária do Tietê. Não devem ter conseguido consertar o problema de créditos infinitos.

  3. 13 de dezembro de 2012 às 2:34 AM

    Super Castlevania IV é magnifico. Estava jogando todos os dias.
    Meu negócio é terminar sem usar continues, mas quando chegava na fase 8 ou 9 ja estava exausto, pois o jogo é bem longo. Da ultima vez cheguei até a fase B, mas pretendo jogá-lo na integra pra capturar o vídeo.

    Joguei tanto Super Castlevania IV que acabei terminando Dracul X =7

    Ja me diverti bastante com Jojo também. Ainda pretendo comprá-lo pro Dreamcast. Esse Jumping Flash me pareceu mais que interessante. Ta aí um nome que acabou por se perder na minha memória.

    E esse jogo do GBA também parece nota 10. O GBA é cheio de relíquias escondidas!

  4. 16 de dezembro de 2012 às 4:58 AM

    Altos jogos que eu não conheço, mas tem dois ótimos aê que jogamos em comum: Star Fox 64 (eu joguei o original mesmo) que é o melhor “jogo de navinha 3D” já feito até hoje e Tatsunoko VS Capcom, que não é o melhor VS de todos mas atende bem no Wii.

    Boa lista cara, abraço!

  5. 17 de dezembro de 2012 às 12:49 AM

    Pouco a pouco tô conseguindo visitar os blogs que participaram do Meme! E agradeço pela menção!🙂
    Bem diferente a sua lista, e parece bem interessante também! A grande maioria eu não cheguei nem a ver, mas bateu a curiosidade.
    Metalgun Slinger tem a cara dos jogos do GBA pela sua descrição. O controle parece incomodar mesmo, poderiam ter pensado em usar o L. Mas não deve ter estragado a diversão, né?
    Rayman parece ser um jogo a ser evitado, achei que pudesse ter a mesma qualidade do Origins, mas… acho que não experimentarei.
    Cubistry me pareceu um Mahjong 3D… interessante!
    Eu não cheguei a jogar o Sonic Fusion online, parece legal. Mas lembro de ter jogado um pouco das primeiras fases num passado não muito distante. Ainda bem que não parece Advance 2 e pena que foi cancelado.
    Ocean Force eu acho que já vi no Center Norte, mas nunca joguei.
    Os do Pato Donald e o Metal Walker foram jogos que eu li o seu review, achei interessante, coloquei na lista interminável de jogos pra jogar e ficaram lá para serem conhecidos. Preciso de mais tempo! hehe
    Outros que pareceram interessantes foram o clone de Mega Man e o “Mega Man Castlevaniado Com Minas Anime” (ri disso! haha). Não que os demais não sejam interessantes, mas esses chamaram mais atenção.
    E o Super Castlevania IV eu preciso jogar algum dia também.
    Ufa, é isso! hehehe!
    Abraço

  1. 12 de dezembro de 2012 às 11:48 PM

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