Início > Games, Reviews > (Review – SNES) Gan Gan Ganchan

(Review – SNES) Gan Gan Ganchan

Título: Gan Gan Ganchan
Console: SNES
Produtora: Team Mental Care
Lançado em: 27/10/1995


Fuçando nas listas de roms de SNES, tive uma boa surpresa ao encontrar este jogo chamado Gan Gan Ganchan. Trata-se de um maze game com as mecânicas de Flicky: o bicho laranja Ganchan deve explorar as fases em busca de bichos coloridos para trazer ao ponto inicial. Quanto mais carinhas forem pegos de uma vez melhor é o bônus de pontos, mas longas fileiras são facilmente quebradas pelos inimigos (diferentemente de Flicky, o tempo não para quando os bichos chegam à base). Há chaves que são liberadas após a captura de quatro bichos de uma cor e as fases acabam quando as 4 são recolhidas.

Ganchan é nocauteado na hora e perde todo o progresso na fase se encosta em qualquer inimigo, mas possui algumas formas de se defender. Ele pode sacrificar um de seus acompanhantes para usar como projétil, transformar-se em pedra para se tornar invencível e tontear inimigos ou simplesmente sair correndo. Há uma barra de energia que diminui com o tempo e é drenada ao correr ou virar pedra. A única forma de recuperar energia é trazer grandes fileiras de bichos de volta a base. Sem energia, Ganchan mal consegue andar e a derrota nesse estado é inevitável. Por causa disso e do tempo limite para terminar cada fase é preciso observar as setas que indicam a posição dos inimigos, usar estrategicamente cada habilidade e evitar enrolações.

Como explicado pela tela de pausa do jogo, ao resgatar 4 bichos de uma cor em sequência, um efeito especial surge. Não é algo fácil e eu não consegui usar todos, mas deu pra perceber que é essencial buscá-los, se possível. Quatro bichos verdes, por exemplo, congelam a fase e paralizam todos os inimigos por um longo tempo. Outro powerup é o carro dado pelos bichos azuis, para o Ganchan ser rápido sem se cansar.

O jogo tem um total de 16 fases divididas em quatro mundos. Quando o jogo é terminado ele se repete num modo com dificuldade aumentada (os bichos que devem ser pegos aparecem em menor quantidade e desviam do Ganchan) que possui um final diferente e revela uma password especial. Chegar até esse ponto não é fácil e o jogo não tem continues, mas pode-se começá-lo com 9 vidas e há passwords para a primeira fase de cada mundo.

Entre cada grupo de fases há uma fase shmup de bônus em que deve-se atirar nos grupos de inimigos (que aqui são os personagens salvos nas fases normais) de forma que todos sejam destruídos em sequência pelo efeito explosivo dos tiros, sem nenhum escapar. Os pontos ganhos nessas fases são úteis para se conseguir vidas extras.

Há um modo multiplayer competitivo em split screen, que apesar de ser uma boa idéia é prejudicado pela pouca visibilidade da câmera (o jogo tenta compensar isso com um mapinha que mostra a posição dos jogadores). Os dois jogadores dividem a mesma barra de energia, que começa cheia até a metade e vai variando conforme eles recolhem bichos. Vence aquele que forçar a barra completamente até o lado do adversário.

Enfim, Gan Gan Ganchan é um desconhecido jogo kawaii japonês que combinou bem Flicky com Pac-Man, divertindo e cativando mesmo nas fases mais complicadas. Recomendo.

  1. 17 de junho de 2012 às 8:13 PM

    bacana, vou até conferir

  2. 2 de julho de 2012 às 7:35 AM

    Rapaz, assim como você, não conhecia o jogo.
    Joguei-o por um tempo e no início ele parece fácil, mas a coisa fica bastante complexa com o passar dos estágios!

    Realmente um bom jogo para passar o tempo! Agradeço pela indicação!

    • 2 de julho de 2012 às 8:09 PM

      É, já na segunda fase qualquer descuido pode trazer desastres.
      E de nada. =)

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: