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(Review – PC) Hasslevania: The Quest For Shuteye

Título: Hasslevania – Episode 1: The Quest For Shuteye
Console: PC (Freeware)
Criado por: DXF Games
Lançado em: 21/11/2007


>>Introdução>>>>>
Lá em idos de 2007, era legal visitar os fórums dos jogos de Castlevania da época na GameFAQS por causa das divertidas piadas que surgiam aos montes por lá (os tópicos “Dracula is a Fool”, lembram?). Em Fevereiro daquele ano, um sujeito chamado Black Crusher/Del Duio surgiu no fórum do Symphony of The Night dizendo que ia criar uma sátira de Castlevania no MMF1.5. Como o projeto era um metroidvania ambicioso, duvidei de seu sucesso, mas com o passar do tempo ficou claro que o cara ia mesmo terminar o jogo com pompa. O jogo foi lançado no final de novembro e recebeu duas atualizações.

>>Sobre o Jogo>>>>>
Hasslevania conta a história de Rovert Bellhump (A palavra “Rovert” é “Trevor” ao contrário), que comprou uma casa barata mas descobre que seu novo vizinho é o barulhento conde Drácula. Rovert não consegue dormir e então invade o castelo do vampiro para ameaçar chamar a polícia pra cima dele.

O jogo é de ação, do tipo que ficou conhecido como “Metroidvania”. Há várias áreas para explorar, diversos items e passagens escondidas e habilidades e armas para Rovert adquirir e poder ir mais longe em sua aventura. Mas ao contrário dos Castlevanias pós-Rondo of Blood, Hasslevania mantém aspectos de jogos de plataforma em seu gameplay. Cada tela tem obstáculos e/ou gimmicks e poucas áreas são seguras. Prefiro isso aos corredores repetitivos que aparecem muito nos Castlevanias portáteis.

A jogabilidade funciona bem apesar de algumas detecções de colisão estranhas e de ter que usar o shift pra pular e a barra de espaço pra atacar. As teclas de números são usadas para trocar de arma a qualquer momento e a maioria das armas tem um propósito especial, servindo para destruir obstáculos ou matar facilmente certos tipos de inimigos. Rovert também pode encontrar um familiar, Chris, e mandar o bicho atacar os monstros na tela. Pena que isso não funciona para os chefes e muitas vezes ele fica bugado e não faz nada.

Algo muito criticado sobre o jogo é a sua dificuldade. Rovert tem pouco HP, que não pode ser aumentado. Como os 3 save points NÂO CURAM, deve-se pegar itens no chão ou comprá-los para recuperar energia. O problema nisso é que itens pegos no chão são usados no mesmo momento. Você poderia ignorá-los, mas veja só, você tem que pegar a maioria dos itens para terminar o jogo com o final bom e seria ruim ter que ficar voltando pra isso. Quanto ao ato de comprar itens, é ruim porque é preciso grindar bastante por dinheiro logo no início para ter o pulo alto e o escudo e os preços não são exatamente pequenos. Até conseguir a Blade of Del Duio, Rovert é lento e por isso é chato grindar nas clássicas velas, ainda mais nas vezes em que nada sai delas. Quando eu jogo este jogo, evito o máximo possível apanhar para não acabar em situações quase impossíveis.

Uma das partes que eu menos gosto ocorre pouco depois do jogo começar: há um livro dentro da água. Se você for pegá-lo, descobrirá uma parte singular da jogabilidade deste jogo. Acontece que Rovert não pode pular enquanto está submerso. Ao descobrir isso por meio do maldito livro, não haverá forma de se salvar e Rovert morrerá afogado por pura sacanagem!

Graficamente o jogo é cartunesco e bonito, com bons detalhes pra todo lado. Só acho estranho o jeito do Rovert andar – ele meio que fica saltitando… é bizarro. A parte sonora tem umas músicas que não gosto muito e outras mais agradáveis. Em especial, gosto muito do tema da área Castle Corridor. Pena que o Del Duio parece ter perdido o arquivo original dela. A famosa Vampire Killer de Castlevania era pra ter sido usada como uma música de elevador (O DD até me deu o arquivo dela), mas acabou sendo cortada para evitar problemas legais.

O jogo tem dublagem inspirada na dublagem americana de SOTN, por isso ela é propositalmente cômica, tosca e exagerada. Essa dublagem é que torna o arquivo do jogo pesado e fez eu e outras pessoas terem dificuldades para baixá-lo. Durante o final bom, há uma música cantada ridícula para satirizar a “I Am The Wind”.

Há alguns modos extras de dificuldade que removem certos itens para complicar ainda mais as coisas. Um deles permite que os save points recuperem HP até a metade da barra, mas bloqueia o final bom.

>>Conclusão>>>>>
Hasslevania é um jogo com bastante personalidade própria apesar da forte influência de Castlevania e gosto especialmente dos vários segredos espalhados pelas fases. Por causa de sua grande e por vezes frustante dificuldade, Hasslevania não é um jogo pra qualquer um, mas quem conseguir suportar isso poderá se divertir bastante.

>>Link Para Download>>>>>
http://kevinski.com/downloads.php

>>Sobre a Continuação>>>>>
O Del Duio tem passado os anos criando uma continuação para vender – e eu sou um dos beta testers. Sem computador próprio para usar eu não consigo fazer meu trabalho, mas posso dizer que o que eu joguei até agora foi bem interessante. A dificuldade em geral ainda tá do mesmo jeito, mas inimigos podem dropar items de cura e o Rovert pode ser fortalecido com upgrades de atributos. Só não gostei que a velocidade extra da Blade of Del Duio não funcionará mais da mesma forma.
Hasslevania 2 será uma boa continuação quando for lançado, então fiquem de olho. =P

  1. 15 de maio de 2012 às 9:09 AM

    Fiquei curioso com o encerramento agora, que como já dizia um amigo meu é a coroação da Broadway da Cafonice que é SoTN. Tem ele solto no jogo?

    • 15 de maio de 2012 às 12:28 PM

      Não, a música de encerramento é justamente uma das músicas que o Del Duio não mandou pra mim. E não há gameplay do jogo até o fim no Youtube.

  2. leandroleonbelmont
    16 de maio de 2012 às 6:06 PM

    com certeza é um jogo curioso, para se dizer o minimo. vale dar uma conferida

  3. 2 de junho de 2012 às 8:26 PM

    Você faz parceria ??? Olha lá meu blog (theclassicsgames.blogspot.com) e responda lá , pois gostei muito do seu site. Obrigado pelo seu tempo. (adicionarei o link quando você responder, para não ter confusão)

    Veja alguns posts
    Análise: Real Bout Fatal Fury Special (Arcade):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/06/analise-real-bout-fatal-fury-special.html
    Análise: Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier (Celular):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/05/especial-cruzada-java-12-tom-clancys.html
    Análise: Double Dragon (Arcade):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/05/analise-double-dragon-arcade.html
    Análise: Breath of Fire (SNES):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/05/analise-breath-of-fire-snes.html
    Análise: Sonic the Hedgehog (Master System):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/02/analise-sonic-hedgehog-master-system.html

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