Início > Games, Reviews > (Review – Arcade) Final Tetris

(Review – Arcade) Final Tetris

Título: Final Tetris
Console: Arcade
Produtora: Jeil Computer System
Lançado em: 1993

>>Introdução>>>>>
Em 1984, durante a Guerra Fria, o russo Alexey Pajitnov dominou o planeta com Tetris e houve muita comemoração, ports e clones.

MEDO.


Hoje eu venho lhes contar sobre um desses clones. É um coreano para arcades que encontrei em uma de minha andanças pelo Planet Emu: Final Tetris, de 1993.

Sim, a palavra “Final” se referindo a algo que certamente vai durar mais que Final Fantasy ou a maioria dos outros games. E isso é a ponta do iceberg de tosqueira que é este jogo.

O jogo é sempre jogado em modo Versus como no Puyo Puyo. Há dez personagens idiotas de várias partes do mundo para escolher, incluindo um cachorro de óculos escuros. Fora o background e animações de cada um, cada carinha funciona da mesma forma e o jogo não tem nenhum enredo.

Como o jogo tá fazendo graça com o gênero de luta (e isso antes do Puzzle Fighter da Capcom ou daquele minigame de MK), cada partida tem até 3 rounds e cada jogador tem uma barra de energia que diminui quando o adversário marca linhas. Se uma linha dupla, tripla ou um Tetris for feito, o adversário receberá alto dano e terá seu mino atual destruído.

A idéia não é ruim, os gráficos são satisfatórios e há músicas legalzinhas, mas a jogabilidade é uma PORCARIA. Pra começar, o jogo tem 3 botões, mas só um gira os minos. E esse botão que gira os minos é o SEGUNDO. O primeiro dá hard drop.

Se você precisar ajeitar as peças sem o hard drop vai se dar mal na maioria das vezes, pois o soft drop desta joça não presta. Se uma peça encosta na base, basta um instante para que ela fique colada.

O pior é que nem dá pra mover os blocos direito! Tem vezes (e por “vezes” eu quero dizer “CONSTANTEMENTE”) que se o jogador aperta uma vez pra direita ou esquerda, o bloco se move DUAS colunas. E aí certamente um hard drop será feito no lugar errado, fodendo a partida.

A cereja do bolo é que as cores de cada bloco são aleatórias. Todo mundo sabe que cada peça tem que ter sua própria cor (algumas versões de Tetris até dão sons únicos) para podermos distinguir entre o L e o J e o S e o Z com facilidade e esta porcaria faz uma idiotice assim.

Te peguei, desgraçado.


Também há items. Eles aparecem em certos blocos dos minos e são ativados ao serem destruidos. Ativá-los é algo confuso. Alguns usam o botão de girar e outros o botão de hard drop. Vejam: dois itens são bigornas e elas NÃO usam o botão de hard drop.

Infelizmente, não há um único item que sirva para atrapalhar a CPU. Controles invertidos e previews ocultados certamente não a afetarão. E a galinha que bota blocos, então? A CPU a usa em modo metralhadora e não só marca vários singles como também recupera toda a barra de energia.

Note que a CPU ainda tinha HP. Este foi o único bug benéfico que encontrei.


O pior item do game é certamente o Pincel. Por quê? Acontece que ele cria blocos ao seu redor. É extremamente fácil apertar sem querer o botão de hard drop quando o pincel resolve aparecer e…


FUUUUUUUUUUUUUUUU-


Hã… Eu já contei que além de tudo isso a CPU é trapaceira? Tenho certeza que a CPU atirou linhas incompletas na minha cara várias vezes. Além disso, várias mutações anormais ocorrem no campo do jogador até mesmo enquanto a CPU não está marcando pontos ou usando itens.

Motivação.


Bom, vocês já devem ter entendido que Final Tetris é uma frustante porcaria. Se quiserem jogar Tetris em multiplayer, vão jogar lá no Tetris Friends que é bem melhor.

  1. 11 de junho de 2011 às 11:28 PM

    Que medo desses personagens… o velho parece um macumbeiro o.O

    • 12 de junho de 2011 às 1:39 AM

      E o Schultz, então? Quando o cara ganha um round, ele cria um arroto com forma de punho pra bater no adversário.o_O

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: