Início > Fangames, Games, Indie, Reviews, Sonic The Hedgehog > (Review – PC) Sonic Classic

(Review – PC) Sonic Classic

Título: Sonic The Hedgehog Classic
Console: PC
Criado por: Hez
Lançado em: 17/03/2011


>>Introdução>>>>>
Foi no começo de 2009 que a engine Sonic Worlds para Multimedia Fusion 2 foi lançada com jogabilidade próxima dos jogos da série para Mega Drive, Sonic e Tails jogáveis e várias gimmicks e items.

Embora isso tenha permitido que os fãs interrompessem a corrida pela melhor engine de Sonic em MMF2 para criar fases e jogos inteiros com certa facilidade, só recentemente temos visto projetos promissores, como o Rebirth, Axiom e Classic.

Esse último, Sonic Classic, foi lançado há pouco mais de uma semana após passar 4 ou mais anos no forno. O jogo começou como um modo extra para um remake de Sonic 1, mas acabou tornando-se a parte principal.

Essa versão inicial veio com vários bugs graves que atrapalham ou forçam a resetar o jogo (me atrapalharam mais do que naquele beta do Rebirth). E olha que o jogo foi atrasado por semanas.

Apesar disso e de outros problemas, como em partes do level design e da trilha sonora, o jogo foi bem recebido pela comunidade fangamer.

Agora eu vou comentar sobre os personagens, fases e fazer a resenha. Cliquem em “Ler mais” para ler o resto do post.


É o que vocês deveriam fazer se resumos funcionassem. Eu nunca consegui fazê-los funcionar.

>>Personagens jogáveis>>>>>
Sonic Classic é um jogo que tem bem mais personagens jogáveis do que parece. Vários deles começam bloqueados e para ativá-los é preciso completar algumas dezenas dos desafios extras do jogo.

(Ou simplesmente hackear o save INI do game.)

E eles são:

Sonic The Hedgehog
-Sonic, o ouriço mais rápido e famoso do mundo, continua a esmagar a lógica e as leis da física com sua determinação e senso de justiça, jamais desperdiçando tempo sentado enquanto Dr. Eggman persiste com seus planos de dominação global.
-Sonic pode usar o Peel Out e o Instashield.
-Na versão atual o Instashield é mal-feito e não serve pra nada.
-Como devem saber, o Sonic ganha outras habilidades no lugar do Instashield quando pega um escudo elemental.
-Com as sete Esmeraldas do Caos, aperte dois botões de pulo juntos para se transformar em Super Sonic. Super Sonic é invencível, corre mais rápido e pula mais alto. Aqui ele também pode dar um airdash pros lados.
-O Hyper Sonic é uma transformação destravável em Classic. Ele pode dar airdash pra cima (ou seja, um pulo duplo), mas o movimento é excessivamente curto e não explode os inimigos ao seu redor, logo, defeituoso.

Miles “Tails” Prower
-Miles Prower. O moleque que exterminou um exército por conta própria. Antes de conhecer o Sonic. Tem dois rabos e pode usá-los como hélice para voar.
-Tails pode voar e nadar e portanto explorar as fases com mais facilidade.
-Algumas das animações de Tails são diferentes das que aparecem em S3&K.

Knuckles The Echidna
-Knuckles era um singelo carinha que morava na Angel Island protegendo a Master Emerald, mas depois que enfiou um soco nas fuças do Super Sonic tornou-se imensamente popular e não pode ter mais sossego.
-Knuckles pula mais baixo do que Sonic ou Tails. Para compensar, ele pode planar e escalar paredes.
-Knuckles também pode destruir certas paredes especiais e acessar caminhos exclusivos.

Fang The Sniper
-Um pistoleiro e caçador de recompensas que apareceu em alguns spin-offs da série, sempre tentando roubar as Esmeraldas do Caos por propósitos monetários.
-Fang tem um “airdash” que pode ser usado no ar e o lança para a frente.

Sonic 1
-Sonic com a spritesheet de seu jogo original. Ele pode apenas usar o rolling attack.

Sonic 2
-Sonic com seus sprites de S2 e Spin Dash disponível.

Sonic 3&K
-Adivinha. Spin Dash e Instashield disponíveis.

Ashura The Hedgehog
-Ashura era apenas uma glitch de paleta que ocorria ao abusar do Debug mode no Sonic 2 e que deixava o Sonic verde. O cara que o descobriu deu esse apelido a ele e então o bicho se tornou surpreendentemente famoso.

Blue Knuckles The Echidna
-Tal como Ashura, Blue Knuckles é um bug do Sonic 3 & Knuckles.

Shadow The Hedgehog
-ORIGINAL THE CHARACTER! DO NOT STEAL! Shadow é um carinha sério e sombrio com passado super duper misterioso e marquetável.
-Shadow pode usar Chaos Control para se teletrasportar alguns metros para a frente.
-Estranhamente, algumas de suas animações não estão prontas. Não tenho certeza se ele pode ser usado sem hackear o save.

Hez
-Hez é o autor de Sonic Classic, representado no jogo como um ouriço laranja doidão. Ele tem chutado bundas no fandom da série desde 2003.
-Hez aparece no modo Time Attack como um dos Ghosts, que percorre as fases rapidamente. Não sei se é possivel jogar com ele sem hackear o save.

Metal Sonic
-Viajens pelo tempo e contrapartes malígnas. Quanto mais uma série dura, maior é a chance de acontecer algo desse tipo nela. E na série Sonic, isso ocorreu ainda cedo, em Sonic CD. Metal Sonic é um robô com visual fodão criado por Eggman que pode se mover tão rápido quanto o azulão e ainda tem os benefícios de turbos e uma maior aceleração.
-Ninguém sabe como destravar o Metal Sonic. Só descobriram sua presença em Classic por causa de um bug absurdo que faz vários personagens aparecerem ao mesmo tempo.

>>Zonas>>>>>
E agora, permitam-me apresentar as fases de Sonic Classic à vocês:

Zona 1: Hazel Hill

A primeira fase de Classic é tropical e bem básica, mas a parte inferior é de baixo d’água e seu visual me parece bem único e diferente das demais variações da Green Hill.

O martelo tem o tamanho do veículo, mas é fácil de desviar.


O chefe da fase é uma variação do Egg Hammer Tank que tem aparecido na série desde o Pocket Adventure e que é uma fusão do Drill Egg e do Hammer Egg de Sonic 2.

Sonic... Apenas PULE NA CARA DELE, seu idiota!


No fim da fase o Fang resolve bancar o Knuckles e parte uma ponte para derrubar os heróis (inclusive a sí mesmo se estivermos jogando com ele) no rio abaixo.

Zona 2: Crystal Caverns

…O resultado é que Sonic cai numa montanha nevada envolvida por rios de lava.

Isso fez algum sentido para vocês?

E eu achava a transição Emerald Hill – Chemical Plant ruim…

Ainda que seu cenário misture fogo e gelo, Crystal Caverns tem foco em obstáculos de fogo, como poços com lava, lança-chamas e pinguins explosivos. O segundo ato tem uma erupção no final, como na Hill Top Act 2.

O chefe é uma variação do chefe da Hill Top de Sonic 2. Sim, podem começar a se acostumar com chefes assim neste jogo…

Ah, foi revelado recentemente que esta fase é a realização de uma idéia que Hez teve enquanto trabalhava num fangame cancelado chamado Chaomega, há muitos anos atrás.

Zona 3: Gigalopolis

Gigalopolis é uma das fases de Sonic Chaos, lembram? Mas agora os robôs-besouros atiram projéteis e a fase tem escadas da Spring Yard e incontáveis vezes mais dashpads.

IIZUUUUUKAAAAAA!!


DASHPAAAAAAAAAAADS.

…Pelo menos é só nessa fase.

O chefe é uma variação mais perigosa do chefe da Quartz Quadrant de Sonic CD.

Zona 4: Aqua Arena

Conseguem ouvir?


Esta fase é baseada na Aqua Planet de Sonic Chaos e é uma fase aquática. Apesar disso, dá pra passar pela fase inteira sem molhar os pés, tal como na Aquatic Ruin. E é bom evitar a água mesmo, pois há uma parte sem saida (?!) no primeiro ato.

Por outro lado, os dashpads da Hydrocity que aparecem nas rotas superiores podem não funcionar e travar o Sonic para sempre. Nem o Debug o salvará se isso acontecer.

O Chefe desta fase é uma mistura dos chefes de Aquatic Ruin e Hidrocity que acaba parecendo original. Quando as rolhas nos extremos da tela subirem com o nível da água, use-as como plataforma para alcançar o careca, mas tome cuidado com as flechas que ele dispara.

Zona 5: Desert Dunes

Deserto que lembra a mítica Dust Hill, com um efeito maneiro de distorção e gimmicks da Sandopolis e da Spring Yard. Tomem cuidado para não cair no maldito buraco inescapável com espinhos na rota superior do primeiro ato.

Hez provavelmente estava bêbado quando colocou isso no jogo.


…Pois é, esse buraco é chamado de uma das partes mais mal-feitas do Sonic 2 (MCZ Ato 2, lembram?) e de alguma forma o Hez pensou que seria bom colocá-lo neste jogo. Comofas/?

E tem mais. A PLATAFORMA EM CIMA DESSE BURACO ESTÁ NA CAMADA ERRADA E NÂO PODE SER PISADA. Puta que pariu!

É preciso se deixar aspirar no momento certo para que a bola acerte Eggman.


O ato 2 roda lento aqui apesar do ato 1 rodar normal, mas pelo menos é aqui que aparece o chefe mais interessante do jogo. A maquina aspirante de Eggman não pode ser danificada por pulos, então devemos leva-la a aspirar as bolas com espinho que são disparadas no chão.

Zona 6: Luster Lake

Mais uma fase aquática. Tremam. Esta fase é uma mistura de Marble com Labyrinth e Tidal Tempest, por isso preparem-se para passar por caminhos lentos, resolver puzzles e pegar bolhas de ar quando necessário.

Muito cuidado com os puzzles de canos, pois é possível ficar preso, sem saida, se os botões forem apertados em ordem errada. Tsc, tsc.

O chefe é o velho Egg Wrecking Ball debaixo d’água, o que o torna muito mais difícil de derrotar, por causa da gravidade baixa e da necessidade de pegar bolhas.

Zona 7: Robot Rave

Scrap Brain + Metropolis com gráficos da Wacky Workbench e inimigos irritantes que disparam projéteis que explodem e disparam mais projéteis.

O background da fase mostra uma visão um tanto preocupante: a produção de incontáveis Silver Sonics gigantes. Pena que só enfrentaremos um no final.

Esta fase tem 3 atos, mas não tem chefe. O que ela tem é uma sequencia semelhante a vista na Crystal Caverns em que se deve subir até o topo da fase para evitar uma barreira de fogo.

Zona 8: Death Egg

E lá se vai a aliteração. A Death Egg aqui tem os mesmos gráficos que tinha no Sonic 2, mas não corra muito por que há vários espinhos sacanas e desnecessários no caminho até o chefe, que é o Silver Sonic.

Alias, há um anel escondido logo a frente do Sonic e um 1-up + Escudo numa passagem que você encontrará se usar a mola logo atrás do Sonic.

Pegue esses items ou morra miseravelmente.

Continuando, devido a forma… diferente como o jogo faz a colisão dos personagens e tal, as estratégias para derrotar o Silver Sonic rapidamente não funcionam aqui, então o jeito é enfrentá-lo devagar e com cuidado.

Logo em seguida o Sonic corre por um corredor e… Cadê o Eggman… Ah, olha o Giant Eggman Mech alí na fren-

CATAPIMBA!

Sonic cai pra fora do Death Egg, mas é salvo por Tails, que o leva até o chão, onde…

Silver Sonic Gigante aparece. Uau.

O estranho é que há alguns meses Hez havia postado uma imagem que indicava que este chefe já apareceria na Robot Rave e em certa parte da luta ele perderia a cabeça, mas nada disso ocorre aqui.

Bom, ele perde a cabeça, sim, mas ela simplesmente cai pra fora da tela e o Eggman vai embora.

SSG é normalmente invencível. Só que como não há nenhum motivo aparente para ele ser invencível (ao contrario do Giant Eggman Mech e suas garras apontadas para a frente) vocês teriam partido com tudo pra cima dele se não tivessem lido este parágrafo.

O lance é que temos que esperar que ele se abaixe e atire suas mãos. Só então ele pode ferido, ainda que isso continue sem fazer qualquer sentido.

As garras tem um comportamento diferente daquilo que conhecemos no Sonic 2 e perseguem o Sonic duas vezes. Duvido que alguém tenha conseguido derrotar esse cara sem o anel e o escudo.

Special Stages

Quer desvendar as Esmeraldas do Caos? Procure pelos anéis gigantes escondidos nas fases – como em S3&K – para acessar os Special Stages.

Boa parte dos special stages deste game são cópias ou variações dos special stages de Sonic Chaos.

E com gráficos genéricos de teste de engine.

Bah. E isso é ainda pior porque há videos antigos do jogo que os mostram com gráficos normais.

Bonus Stages

Conseguem ver o erro gráfico nesta fase?


As fases bonus, tal como em S3&K, aparecem nos checkpoints e servem para acumular anéis e vidas e obter escudos. Além do Gumball de S3&K, há uma roleta (meio irritante) e outra fase em que se cai por um enorme buraco enquanto tenta pegar anéis e items.

Zonas de Sonic 1

Como já disse lá em cima, Sonic Classic começou como Sonic 1 PC. As fases de Sonic 1 não estão disponíveis na versão atual, mas serão adicionadas em breve como expansão Lock On, tal como no S3&K.

Bridge

Cuidaado para não ser cuspido lateralmente pelos trampolins.


Bridge é uma fase da versão Master System de Sonic 1 que é bem popular por causa de sua bela música.

Da fase em sí eu não gosto tanto por causa de seus multiplos buracos e do autoscroll do ato 2. Sonic Classic piora as coisas porque os trampolins mal funcionam direito e facilmente arremessam o personagem pros buracos.

Neste caso, Sonic Rebirth é superior. Os trampolins funfam direitinho lá.

Nesta versão a Bridge não aparece normalmente, nem no Level Select. É preciso completar 75 Challenges (devido a um bug, isso não funciona) ou hackear o save para jogá-la.

Além dos trampolins bugados, o ato 2 funciona mal. Geralmente a fase começa ao lado do chefe (que é o mesmo da Crystal Caverns) mas às vezes somos transportados ao começo, com autoscroll e tudo.

Se conseguir derrotar o chefe e terminar a fase, não acontecerá mais nada. Resete o jogo para continuar a jogar.

Mercury Mines

Antigo screenshot da Mystic Mines/Mercury Mines


Essa fase aparece no level select, mas não há nada nela além de items e anéis no ato 1. Lembram da Genocide City no Sonic 2 Beta? Então.

>>Modos Extras>>>>>

Modo Time Trial

No modo Time Trial, confusamente chamado de “Time Attack” em seu menu e com as fases em ordem errada, podemos passar por cada fase com a intenção de completá-las no menor tempo possível.

Também há um sistema de ghosts, que grava as ações feitas em sua melhor jogada e as repete depois. O ghost de Hez (o autor do game) também pode ser desafiado.

…Hm, será que se um tempo menor que meia hora total for obtido, algo será destravado, como no Sonic CD?

Challenges

Este é um modo de missões, com 8 tipos para cada fase. Há missões de time attack, de passar por uma versão espelhada da fase, procurar anéis de prata ou badniks gigantes e também aquelas em que devemos pegar todos os anéis ou destruir todos os badniks.

>>Análise>>>>>
Como podem ver, Sonic Classic é um fangame competente com bastante conteúdo.

A jogabilidade da engine, Sonic Worlds, é bem próxima daquilo que jogamos no Mega Drive, exceto por uns detalhes como a aceleração aérea que é baixa demais – o que não é difícil de corrigir.

O Super tem um shine ainda mais escandaloso aqui.


O estilo de level design se equilibra entre o de Sonic 1 e 2, misturando áreas de velocidade e áreas lentas com puzzles. Boa parte das gimmicks são tiradas da trilogia retro, mas também há algumas idéias inéditas aqui e alí. Os tipos de terreno também são variados. Algumas fases são bem quadradas e outras são curvilíneas.

O irritante é o número grande de momentos “lol te peguei”, em que espinhos, inimigos e buracos surgem em posições extremamente cretinas. Também há alguns momentos confusos, em que não é claro se devemos ir para a esquerda ou a direita e também lugares em que devido a falta de teste, acabamos presos sem poder prosseguir.

Menu com os destraváveis. Notem que o segredo no meio da tela já devia estar destravado.


E eu repito: aquele maldito buraco inescapável com espinhos da MCZ2 de Sonic 2 aparece na DDZ1. Duvido que Hez não saiba o quanto aquele buraco é odiado por todos que jogaram Sonic 2. …Mas então, porquê?!

Algo interessante em Classic é que a maioria de seu bestiário de badniks é original. E quando não é original, encontramos badniks que foram cortados de Sonic 1 e 2 como a Bubbler’s Mother, um peixe de 3 olhos que libera bombas que se disfarçam de bolhas.

O Level Select. Até as fases do Sonic 1 estão em ordem errada aqui - e com ícones do Sonic 2...


Os chefes são bacanas, mas a maioria deles sofre daquele mesmo problema dos chefes de Sonic 4: eles são reciclados e é impossível não ficar meio “=T” enquanto os enfrentamos.

Eu também esperava ver algo que me surpreendesse na batalha final, mas não há nada de espetacular no Silver Sonic gigante, a não ser o seu sprite.

Ah, apesar do Fang aparecer 3 vezes durante o jogo, nunca o enfrentamos. WTF?

Boa parte dos gráficos do jogo foram ripados das fases da trilogia retro e recoloridos e misturados. Geralmente o resultado é agradável. Já os gráficos da fase Hazel Hill são originais (eu acho) e bacanas. E há efeitos visuais muito bons no jogo. Os backgrounds tem várias camadas e são animados. Eu não tenho idéia de como fazer isso de forma eficiente no MMF2, então fico impressionado.

Quanto a trilha sonora… Eu peguei a versão sem músicas do game. Eu ouvi falar que as músicas foram tiradas de outros lugares (a Hazel Hill usa o tema da Trap Tower de SegaSonic, por exemplo) e tem estilo e altura de volume inconstante, que incomodou o povo na Retro.

As opções de Time Attack com ghosts, modo de missões e seus destraváveis adicionam bastante fator replay ao jogo, mas não sei se vou ter paciência para jogar muitas das missões que requerem explorar cada canto das fases, pois level design de Sonic CD este jogo não tem.

Aliás, assim que o jogo saiu, todo mundo imediatamente violou o save do jogo para destravar as coisas ao invés de jogar as missões. *awesomeface*

Bem, Sonic Classic ainda é um projeto em andamento com vários bugs e coisas questionáveis, mas ainda assim diverte e traz coisas que seriam legais de se ver num jogo oficial da série.

Não é exatamente o que eu chamaria de “verdadeiramente Sonic 4 como eu o imaginei”, mas também não passa tão longe.

E claro, a física funciona melhor aqui.

E que venham os bugfixes…

Link de download:
http://forums.sonicretro.org/index.php?showtopic=19103&view=findpost&p=697101

  1. Yammi
    8 de abril de 2011 às 3:55 PM

    Se não me engano, parte dos gráficos da Hazel Hill aparecem no Sonic Rush, de DS.

  2. breno
    26 de maio de 2011 às 7:55 PM

    só quero saber como faz o level select nesse jogo

  3. breno
    27 de maio de 2011 às 7:56 PM

    aff pelo menos to jogando agora

  4. breno
    27 de maio de 2011 às 7:58 PM

    eo debug mode??

    • 27 de maio de 2011 às 10:16 PM

      O Debug aparece se você iniciar o jogo pelo Level Select do menu de segredos. Não sei como habilitá-lo de outra forma.

  5. breno
    27 de maio de 2011 às 7:59 PM

    o super sonic tambem tem numero em sound test??

    • 27 de maio de 2011 às 10:18 PM

      Sei lá. =(
      Mas dá para habilitar o Super de forma trapaceira, editando o save ini do game.

  6. breno
    27 de maio de 2011 às 8:01 PM

    e como faz para ir como sonic e tails juntos?

    • 27 de maio de 2011 às 10:20 PM

      “Press B for Tails”
      -Tela de save slots de Sonic Classic

  7. breno
    31 de maio de 2011 às 3:21 PM

    e onde baixo esse ini save?

  8. breno
    31 de maio de 2011 às 3:29 PM

    como hackeio esse save ini??

  9. breno
    31 de maio de 2011 às 8:07 PM

    mas como vou fazer isto?

  10. breno
    15 de junho de 2011 às 4:33 PM

    como destravo as fases de sonic 1?

    • 16 de junho de 2011 às 2:32 AM

      Já expliquei isso no texto acima. Elas ainda não existem no jogo. Serão lançadas… algum dia.

  11. breno
    17 de junho de 2011 às 3:12 PM

    agora sei como usar o save ini

  12. bruno
    28 de novembro de 2011 às 8:47 PM

    as fases do sonic 1 ja lançaram?

  13. breno
    29 de julho de 2012 às 12:01 AM

    Sabe onde tem pra baixar o sonic 1 pc? e quando ira lançar o sonic classic 2?

  14. breno
    30 de julho de 2012 às 7:23 PM

    valeu

  15. 23 de setembro de 2013 às 1:22 PM

    Como salva o jogo?

  16. 23 de setembro de 2013 às 1:33 PM

    como salva o progresso do jogo o meu não salva?

  17. 25 de setembro de 2013 às 12:02 PM

    me respondam porfavor
    (mas tambem tem um jeito de desbloquear debug sem level select??????????????????)

  18. 28 de setembro de 2013 às 1:15 PM

    eu zerei o jogo mas aparece uma tela dizendo SONIC the hedgehog

  19. 28 de setembro de 2013 às 1:17 PM

    w quando aperto a ou enter o jogo reinicia e eu tenho que fazer tudo de novo

  20. 28 de setembro de 2013 às 1:18 PM

    alguem me responde porque isso acontece

  21. 28 de setembro de 2013 às 1:18 PM

    porfavor

  1. 6 de abril de 2011 às 3:33 AM
  2. 20 de maio de 2011 às 11:21 PM
  3. 23 de maio de 2011 às 4:33 AM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: