Início > Dicas e Detonados, Games, Sonic The Hedgehog > “Easter Egg”: Os Truques de Sonic 2

“Easter Egg”: Os Truques de Sonic 2


Quando o 00Agent postou no Passagem Secreta um texto sobre dicas difíceis de se fazer em jogos antigos, a primeira coisa em que pensei foi no Sonic 3 e seu código de level select, tão difícil que foi revisado em S3&K e no port para Saturn.

Foi então que eu percebi que apesar de ter escrito um enorme review sobre Sonic 2 no S2day de 2010, eu não tinha escrito nada sobre os memoráveis códigos do jogo. Vergonhoso, mas isso muda agora.

O Sonic 2 é um desses jogos que em que continuamos a descobrir novidades mesmo mais de uma década após seu lançamento. Foi por volta de 2001 ou 2002 que eu ví pela primeira vez numa revista os códigos secretos dele e de Sonic 1, que ficaram gravados na minha memória desde então.

Nesse momento eu também descobri que Sonic 3 existia… Mas isso não vem ao caso.

Não lembro bem se eu emprestei a revista de um colega (e não lembro quem era) ou se anotei os códigos num papel separado, mas claro que a primeira coisa que fiz ao voltar da escola para casa foi ligar meu Mega Drive com meu primeiro jogo e testar os truques.

E foi um dia glorioso.

Para abrir o Level Select de Sonic 2, é preciso ir até a área de Sound Test no menu de opções e tocar as faixas 19, 65, 09 e 17. Um som de anel toca se o código tiver sido inserido corretamente.

Ao retornar para a tela título com um apertar do Start, A + Start abre o Level Select:

Ele nos permite acessar qualquer fase do jogo (a não ser pelos SS 2-6). O interessante é que cada fase tem um ícone mostrado no canto e não só as presentes no modo multiplayer. É bem bacana visualmente.

O Sound Test também está presente nele, talvez porque o Sonic 1 também é assim. É nesta versão do Sound Test que os outros dois códigos devem ser feitos.

Primeiro, 04, 01, 02, e 06 destravam o Super Sonic.

Lembro bem que descobrí-lo no fim da década de 90 foi um dos mais positivos momentos PUTA QUE PARIU que eu já tive até então. Algum tempo depois eu já era capaz de pegar todas as sete esmeraldas até o fim da Emerald Hill sem erro, mas a jornada pelas fases especiais demorava um pouco. Logo, poder jogar com o Super desde o início foi algo muito bem vindo pra mim.

E então temos o código que dá nome a este blog: 01, 09, 09, 02, 01, 01, 02 e 04. Após usá-lo, deve-se acessar alguma fase com A + Start para ativar o famoso modo Debug:

O modo Debug é uma ferramenta que os programadores usam para fazer testes nos objetos e nos mapas, entre outras coisas.

O Debug da série Sonic pode ser identificado facilmente porque o contador de pontos no topo da tela passa a mostrar as coordenadas do personagem e o timer mostra o número de sprites presentes na tela.

Com o Debug ativado, o botão B transforma o Sonic em um objeto que pode ser movido com as setas. O A navega pela lista de objetos, que podem ser colados na fase com o botão C.

Ao pausar o jogo, o A retorna à tela título, o B roda o jogo em câmera lenta e o C avança um quadro.

O Debug é algo muito legal de se usar, por podermos fazer coisas “que não deveriamos”: torturar o Tails, juntar anéis infinitamente, brincar de marcar combos enormes de inimigos, torturar o Tails, explorar os mapas, criar glitches absurdas…

Há até uma glitch de Debug que bagunça a paleta do Sonic, tornando-o verde. Essa versão do personagem foi alcunhada de “Ashura” e deu origem ao personagem Scourge dos gibis da Archie.

Nunca consegui fazer essa glitch funcionar. =(

Além desses 3 truques, existem outros dois que só descobri meia dúzia de anos depois:

Cima, Cima, Cima, Baixo, Baixo, Baixo e Cima na tela título trocam a região do jogo, de certa forma. A única coisa que muda é como o jogo chamará o Prower em seus poucos textos: “Tails” ou Miles.

O segundo é bizarro. Ao tocar 01, 01, 02, 04 no Sound Test, o jogador receberá 14 continues… Mas um bug o obrigará a ouvir o lento tema da Oil Ocean o tempo todo, sem efeitos sonoros até resetar o console!

Não vale a pena!… =(

E pra terminar, mais um truque que acabo de descobrir:

Logo após inserir o Debug Mode, escolha uma fase com C + Start para ativar o modo conhecido como “Modo Noturno”. Esse modo escurece certas partes da tela e era usado como uma ferramenta para verificar se os tiles e objetos das fases estão aparecendo corretamente nas camadas superiores ou inferiores (foreground/background ou frente/atrás do Sonic).

E esses foram os truques de Sonic 2, que junto de outros fatores mantiveram o jogo fresco mesmo após 19 anos.

  1. 27 de fevereiro de 2011 às 11:26 PM


    A intenção era deixar esse post oculto, para que fosse descoberto por acidente.

    Só que descobri, através do amigo Feion, que isso não havia funcionado.

    Desse jeito não vou poder fazer um review mentiroso de Eversion como o planejado. =(

  2. sonic tales
    1 de março de 2011 às 11:02 PM

    Easter Egg man =p

    • 1 de março de 2011 às 11:39 PM

      Isso meio que me dá idéias para fangames.😄

  3. André
    20 de março de 2011 às 4:00 PM

    No truque “Ashura” comigo também nunca deu…………….

  4. André
    20 de março de 2011 às 4:01 PM

    Truque escuro…não sabia…

  5. breno
    31 de maio de 2011 às 6:23 PM

    antes no meu o ashura funcionava mais agora não ta mais

  6. 19 de março de 2012 às 3:29 AM

    cara vc disse não saber fazer o sonic ficar verde ( glitch ) mas eu sei cara fico feliz em lhe falar sou muito fã de games e principalmente do sonic , ai vai !

    só da pra fazer na floresta das 2 primeiras fazes basta no O modo Debug aperte o b para selecionar os objetos “aqui fica complicado de explicar” passando a lista vai haver um momento em q vai ter um objeto dificil de ver é o q poe a cachoeira vá até uma cachoeira da tela e coloque mais uma encima da outra depois é só ainda transformado ficar passando de baixo da cachoeira se der certo vai ver a fota do lado da vida mudando de cor transformice em sonic novamente e pronto ! comigo da certo sempre se não conseguir avise q tento lhe explicar melhor

  7. 19 de março de 2012 às 3:49 AM

    A CACHOEIRA QUE ME REFIRO É O 4° OBJETO DEPOIS DAS ARGOLAR ELE É DIFICIL DE VER

  1. 26 de fevereiro de 2011 às 5:19 AM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: