Início > Games, Indie, Reviews > (Review – PC) DOWN

(Review – PC) DOWN

Ao ler um post na Hardcore Gaming 101 há alguns dias, aprendi sobre o Net Yaroze, um kit de desenvolvimento da Sony que os jogadores indie as hell usavam para criar seus próprios games que então podiam aparecer nos CDs da revista oficial do Playstation.

Entre os screenshots presentes no artigo, um me chamou a atenção:

Entenderam?
…Depois eu explico.

O nome do jogo no screenshot é DOWN, criado por Team Parc e lançado no CD 108 da Official Playstation Magazine do Reino Unido (foi a última edição da revista, lançada em Março de 2004).
Um port para PC foi criado por Fretka009 no Game Maker e lançado anos depois (aparentemente por volta de Novembro de 2010) e é essa versão que eu joguei.

As duas versões parecem ser exatamente iguais.

No jogo, plataformas sobem do fundo da tela até o topo. O objetivo é mover um carinha de plataforma em plataforma, evitando cair no buraco ou ser esmagado contra o topo da tela. O personagem tem 8 HP e perde 3 toda vez que encosta em espinhos (da tela ou das plataformas), recuperando um toda vez que cai numa nova plataforma.

Por isso as plataformas com molas são úteis, pois o carinha recupera toda a energia quicando nelas.

Há também esteiras que o forçam para a esquerda ou a direita e powerups como um guarda chuva que diminui a velocidade de queda por alguns segundos.

O jogo vai continuando assim sem aumento de dificuldade, marcando pontos a cada segundo jogado. Por volta dos 50 pontos uma mensagem começa a aparecer, revelando (após mais 50 pontos de enrolação) um código para ser usado na tela título.

Os gráficos são bacanas, com boas animações para o personagem e um background simples com parallax. A música é bem curta, mas é agradável e perfeita para esse tipo de jogo. Por vezes eu resolvi tentar uma nova partida só para continuar ouvindo ela.

Então, tudo o que se faz em DOWN e cair de plataforma em plataforma até cansar ou ter muito azar, mas mesmo assim o jogo consegue divertir e até ser viciante.

Ah, o jogo tem um modo multiplayer para até quatro jogadores.

Pois é.

Tudo o que tenho de reclamação é que não curto a idéia da velocidade horizontal do personagem diminuir enquanto ele cai e que o jogo demora um bocado para fazer upload/download de pontuações (isso pode ser desativado).

Fora isso o jogo é ótimo.

…E pra quem ainda não entendeu porque aquele screenshot me chamou a atenção e me levou a procurar o jogo, contemplem:

Créditos pra minha irmã Arícia.


O jogo Vila Mágica lá no Orkut tem um minigame que funciona da mesma forma. Joguei várias vezes há alguns meses para minha mãe que ainda não conseguia jogá-lo bem.

Será coincidência que os dois jogos sejam tão similares? Mesmo que DOWN seja obscuro, duvido que seja.

Neste Cair da Noite, não há HP ou plataformas com espinhos (as plantas-piranhas no topo da tela são só decoração). Tampouco há plataformas com molas, mas as esteiras marcam presença. Powerups também não existem.

O jogo marca pontos a cada plataforma usada, dando dinheiro bônus ao jogador em certos pontos. Além disso plataformas com dinheiro ou um estrela podem aparecer… E às vezes… Às vezes aparecem fora de alcance…

E geralmente a plataforma de estrela NEM APARECE.

Diferente do DOWN, a dificuldade torna-se cada vez maior conforme o tempo passa, aumentando a velocidade das plataformas e diminuindo a frquência em que aparecem. Não gosto disso, pois significa ser forçado a perder após certo tempo.

Os gráficos do jogo são bonitinhos, mas a animação do avatar do jogador é limitada em comparação ao do carinha do DOWN. E não há música no jogo.

Cair da Noite não é tão bom quanto o DOWN. Eu achava até irritante ter de jogar o jogo ao menos 10 vezes por dia, especialmente porque o jogo não recompensa bom desempenho depois de dar seus 3 bônus.

E o achievement de passar por 100 plataformas em dezenas de jogadas, então? Bah…

É… Eu jogava este minigame por obrigação e não por diversão.

Por fim, quem quiser jogar DOWN pode pegar a versão de computador aqui:
http://creategames.wz.cz/tut_my_games.html

Categorias:Games, Indie, Reviews Tags:,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: