Início > Games, Indie, Reviews, Sonic The Hedgehog > (Review – PC) When Tails Gets Bored: Special Edition

(Review – PC) When Tails Gets Bored: Special Edition

“O que pessoas irritantes fazem quando estão entediadas? Elas irritam, é claro!”
-Manual de WTGBSE.

Título: When Tails Gets Bored: Special Edition
Console: PC
Criado por: Matt Newman
Lançado em: 2000

>>Introdução: O Movimento Hoaxer, Sonic Vegemite e WTGB>>>>>
A palavra “Hoax”, que em português pode ser traduzida como “trote” ou “farsa”, geralmente se refere a falsificação de fatos e mídias. Vocês retrogamers devem conhecer os mitos do Sheng Long, da Triforce no Ocarina of Time e do Dragonball AF, certo? Então.

O "twist" dessa imagem NÃO é exatamente o robôzinho no lugar do robozão...


Sonic e Tails em Contra III.


Mas no contexto do fandom ocidental do Sonic, hoaxing se refere a uma prática mal documentada que foi muito popular no final da década de 90: a criação de montagens e screenshots falsos não necessariamente para enganar, mas sim como forma de comédia.

Lutar contra o Eggman no Punch-out seria incrível. ;_;


Quem começou esse movimento foi o criador do site Secrets of Sonic The Hedgehog, André Dirk, ao postar screenshots de um fangame chamado “Sonic 2000” dizendo que eram de um jogo chamado “Sonic Pastures”. Outras pessoas então começaram a enviar suas próprias imagens para o cara e assim hoaxes se tornaram muito populares.

Logo da Sonic Vegemite nos tempos de WTGB.


Desde aqueles tempos até hoje, um dos sites que manteve o costume foi o Sonic Vegemite, criado pelo australiano Matt Newman/Matt The Yak/Estel em 2000. Assim como o SoStH, o site publicava uma porção de hoaxes do povo todo mês, além de ter uma seção… terapêutica em que os usuários falavam sobre coisas que detestam e o Matt então fazia algum comentário em resposta.
Por essas e por outras, o Sonic Vegemite era um dos fansites do Sonic mais bacanas de se visitar. …e eu tô conjugando os verbos no passado porque o site perdeu grande parte de seu conteúdo há algum tempo e tem sido atualizado raramente.

Prestem atenção nessa imagem, porque ela ganha importância no jogo...


Mas enfim, eu escrevi “por essas e por outras”, certo? O que mais havia de bom nesse site com nome de tempero de sanduíche, vocês me perguntam.
Acontece que o Matt também tinha hoaxes de sua autoria no site e 10 deles eram uma série chamada “When Tails Gets Bored”, mostrando o personagem Tails se divertindo às custas da paciência de Sonic e Knuckles.
E foi ainda em 2000 que Matt resolveu criar no Multimedia Fusion um jogo baseado neles: WTGB: Special Edition.

>>Enredo>>>>>
O jogo tem um enredo simples e descompromissado, baseado na série de imagens que mencionei alí em cima. Apesar do manual dizer que o enredo não é importante, é justamente o enredo bem-humorado que distinguiu o jogo dos demais fangames da época e lhe deu grande parte de seu charme. O mistério do tédio de Tails é intrigante e a inesperada revelação no final da aventura fazem valer cada segundo investido.

Melhor ainda é o final… aquela mesma cutscene gloriosa que me (nos) fez sentir heróico (s) há muitos anos retorna com uma reviravolta inacreditável e HILÁRIA. Completamente impagável!

>>Jogabilidade>>>>>
Em termos de jogabilidade o jogo não é lá essas coisas. Na época o pessoal não sabia ou não tinha como criar engines customisadas e então acabavam usando a “engine de movimento plataforma pré-definido” que vinha com o programa e tinha vários problemas. Os mais fáceis de lembrar é de como os personagens grudavam nas paredes ou no teto e de como sua velocidade X era sempre zerada quando caiam no chão – algo insuportável num jogo de Sonic.

Felizmente, a jogabilidade em WTGBSE foi bem configurada e o Sonic pode ser controlado com certa suavidade. Não é como no The Fast Revelation onde mal dava pra controlar os saltos do azulão.

Fora o velho objetivo de chegar ao final das fases, também existem outros como coletar items ou vencer uma corrida. Esses objetivos são explicados de forma rápida e cômica na Title Card de cada fase e dão um ar de novidade a cada uma.

>>Estágios Especiais>>>>>
O jogo possui um estágio especial, “Title Card Zone” (?!), que pode ser acessado através dos postes de Sonic 2 escondidos em certas fases. O estágio especial de WTGBSE é uma mistura simplificada dos estágios especiais de Sonic 2 e 3: esferas vermelhas e azuis se aproximam de Sonic enquanto ele corre por um caminho reto. O objetivo é coletar as esferas azuis e desviar das vermelhas, que como em S3&K chutam o Sonic fora da fase se forem pegas.

O estágio especial é competente em visual e jogabilidade. Naquela época ninguém tinha feito algo assim, ou pelo menos não tão bem feito.
O problema é que o estágio especial é vítima de um outro bug infâme do MMF em que a imagem na tela congela por alguns instantes quando a música de fundo loopa, mas o jogo em sí continua rodando. Imagine isso acontecendo quando tem bolas vermelhas passando e o jogador está distraído. O pior é que o último estágio especial é longo demais, portanto tedioso e arriscado por causa do bug que acabei de descrever.
E também não entendo porque há anéis na pista. Eles servem pra alguma coisa? Pelo que eu ví, não.

>>Gráficos e músicas>>>>>
Os gráficos do jogo são ripados da trilogia original do Sonic. A fase final, Lunch Base, é mais-ou-menos uma exceção, pois é a Launch Base de Sonic 3 com gráficos de Wood de Sonic 2 Beta decorada para um piquenique.

As músicas são todas midis de jogos do Sonic, exceto por algumas faixas como o tema de Vegemite que toca em algumas cutscenes. O destaque é mais uma vez a Lunch Base, que possui uma versão circense do tema da Carnival Night. A Fakery Way do corredor de espelhos da Twinkle Park de Sonic Adventure é usada na escuridão da Minimalist Madness Act 2 e combina bem. Digo o mesmo do tema do 1º ato da Launch Base na versão PC de Sonic 3, usado no chefe final.

>>Cheat Island>>>>>
Outra coisa interesante que há no jogo é a lista de Achievements na “fase” Cheat Island. Ao completar cada uma das tarefas descritas pela lista, uma barreira é retirada da fase, revelando cheats e extras do jogo.

O jogo é capaz de salvar o progresso nos cheats e em geral, mas isso não é automático: deve-se apertar F4 ou o botão equivalente no menu “File” da janela do programa.

>>Conclusão>>>>>
Com fases e objetivos diversos, alguns chefes, estágios especiais e fases secretas, capacidade de salvar o progresso e menus bem feitos, WTGBSE sempre me deixou impressionado. Foi um dos melhores fangames de sua época e é sempre lembrado positivamente em discussões sobre fangames antigos.

Sério. Pesquise por alguma conversa sobre fangames antigos de Sonic, e certamente encontrará alguém relembrando o game. Fora alguns buracos por demasia e os longos special stages finais, não há muito pra reclamar de WTGB.

Se um Tails incomoda muita gente...


>>Download>>>>>
Quando o Sonic Vegemite foi ressuscitado, a página com os fangames do Matt sumiu e nunca mais voltou. Felizmente, a SFGHQ e a Sonic Retro ainda tem o jogo… Mas sem as fontes para os textos do jogo.

…PORÉM, graças ao usuário gsoft na SFGHQ, eu descobri os nomes das fontes e upei o jogo com elas e os hoaxes que lhe deram origem.

ALERTA: o gif “tailsbored9” foi usado como o final do jogo. Não vá olhar ele sem ter antes terminado o jogo com o final bom…

>>When Team 3 Gets Bored, a continuação cancelada>>>>>
Um ano depois do lançamento de WTGB, houveram planos para uma continuação estrelada pelos clones de Tails que são os chefes da fase Clone Valley.

Apenas uma demo foi lançada, que desapareceu algum tempo depois. O pouco de informação restante sobre o jogo também sumiu quando o Sonic Vegemite ficou em hiato.

Felizmente, a demo foi upada junto de outros fangames por Perfect Chaos Zero na SFGHQ e eu fiz um review sobre ela, que vocês podem ler aqui.

“Lembre-se… Bem quando você pensar que é seguro se entediar…
TAILS VAI VOLTAR!”

-Manual de WTGBSE

  1. 28 de dezembro de 2010 às 4:40 AM

    29 de outubro, 9 da tarde.
    Foi quando eu disse pela primeira vez que faria esse review.
    O atraso não foi tão grande quando o do review do Sonic 2 (cerca de UM ANO), mas o bloqueio na minha mente foi tão intenso que atrasei um monte de outras idéias que tinha pro blog.

    Ah, dos 6 gatinhos que haviam nascido aqui em casa, sobraram só dois. Essa atmosfera não ajuda em nada a minha frágil cabeça.
    (Pelo menos esses dois parecerem saudáveis. QUE CONTINUEM ASSIM.)
    (Edit: sobrou só um. D= )

    Quanto ao WTGBSE, é um clássico. Tem uns bugs bestas e aspectos que poderiam ser melhorados, mas ainda assim é um dos melhores fangames já criados.
    Baixem, pois o jogo é bom, o arquivo é pequeno e não é preciso instalar (o jogo, mas as fontes sim).

  1. 28 de dezembro de 2010 às 7:44 PM
  2. 26 de fevereiro de 2011 às 1:01 AM
  3. 1 de maio de 2011 às 1:50 AM
  4. 1 de julho de 2011 às 3:06 AM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: