Início > Games, Reviews > (Review – NES) Wisdom Boy

(Review – NES) Wisdom Boy

Wisdom Boy é um puzzle pro NES feito na China, sem a licença da Nintendo. Foi desenvolvido pela Gamtec, a mesma do Squirrel King e não há data de lançamento na tela-título.

Sobre o objetivo dele, vocês conhecem o quebra-cabeças chamado Tangram?
É claro que sim, afinal ele é usado em escolas nas aulas de matemática para os alunos pequenos aprenderem sobre formas geométricas…
Ele é um conjunto de 7 peças, sendo elas 5 triângulos, um quadrado e um paralelogramo, que é usado para montar figuras. Quando usado como puzzle, nós vemos a figura já pronta e então tentamos descobrir como ela foi formada.

Wisdom Boy funciona dessa maneira. O jogo tem 54 níveis divididos em 3 níveis de dificuldade e pode ser jogado com ou sem limite de tempo.
Cada fase já começa com algumas das 8 peças já coladas no tabuleiro, e então deve-se descobrir como encaixar o resto antes do tempo acabar. A exceção é a fase 54, que inicialmente está vazia. Ironicamente, isso a torna uma das fases mais fáceis apesar de ser a última, pois o jogador pode simplesmente repetir o posicionamento das peças da fase 1, por exemplo. Depois da fase 54, existem ainda outras que não podem ser acessadas pelo menu.
Para jogar, o botão B é usado para pegar e largar as peças, o A serve para girá-las e o Select as remove. Não há como pausar o jogo. =/

Sobre gráficos, eles são do tipo “simples, mas agradáveis”. A cor do tabuleiro muda por entre as fases e peças já encaixadas no começo de uma fase possuem textura diferente das demais. O resto da tela é todo preto.
Quanto as músicas, o jogo tem 3, fora as da abertura e o jingle de vitória. Não são lá muito notáveis, mas se for pra escolher uma favorita, escolho a que toca nas fases múltiplas de 3.
Wisdom Boy é um jogo divertido, cuja dificuldade meio que sobe e desce o tempo todo. Não é um dos melhores ou mais famosos jogos do NES, mas como bom puzzle, é bem capaz de passar no jogador a síndrome de “só mais uma fase.”

Ah, o “Wisdom Boy” do título é só um figurante da tela-título e tela de vitória (e que é morto por uma pedra na tela da game over). O jogo não tem qualquer enredo… Eu acho – não sei até onde as fases extras vão ou se há um final no jogo.
O quebra-cabeça Tangram também é conhecido como “sete placas da sabedoria”, por isso que o jogo tem “Wisdom” no nome.

Créditos ao site Jbholio’s Rare NES Games Info pela imagem do cartucho do jogo. Todas as outras imagens lá estavam fora do ar, então eu peguei ela pra mim para evitar que se perca, já que Wisdom Boy é um desses jogos tão obscuros que parace que tudo que há sobre ele na internet é a rom.

Categorias:Games, Reviews Tags:
  1. 6 de outubro de 2010 às 11:55 PM

    É impressão minha ou eu sou a primeira pessoa a escrever algo sobre este jogo? =V
    Nem pagina na Gamefaqs ele tem, e a única menção a ele que eu encontrei foi na página da Gametec na Wikipedia.

  2. Eduardo Shiroma
    7 de outubro de 2010 às 12:44 AM

    Rapaz, provavelmente você foi o primeiro mesmo (ao menos em português)! Nem escrevendo o nome em chinês do jogo aqui (鬪智拼盤) eu consegui achar algo na internet!

    Pelo visto nem os chineses curtem o jogo!😛

  3. 17 de junho de 2011 às 2:13 AM

    Pois é, o site “Jbholio’s Rare NES Games Info” não existe mais. Foi bom eu ter pego a foto do cartucho.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: