Início > Games, Reviews > (Review – Mega Drive) Super Mario World

(Review – Mega Drive) Super Mario World

Ao procurar informações sobre o Squirrel King do Mega Drive, descobri que hackers modificaram os gráficos do jogo para transformá-lo num Super Mario Bros. perna-de-pau.
Resolvi dar uma olhada depois que um tal de Rodrigo Shin me mandou um link para a rom.
Darei minhas impressões sobre o jogo logo abaixo, mas antes leia a análise do SK que postei anteriormente aqui no blog, caso ainda não tenha lido.

Ao ligar o jogo, aparece uma pequena abertura com o Mario e o Luigi, que na verdade é um recolor verde do Mario. A tela-título apresenta o jogo como “Super Mario World”… Mas a tela de seleção de personagens nos diz que o jogo é chamado “Super Mario Bros.”… Aliás, nem é uma tela para se escolher entre o Mario e o Luigi, mas sim uma tela para escolher se vamos ou não jogar o jogo com um colega.

O jogo tem a mesma jogabilidade do Squirrel King… Ou devo dizer, a mesma jogabilidade de Chip and Dale do NES. Isso quer dizer que o Mario tem que arremessar caixas nos inimigos ao invés de pular em cima deles. E eu acredito que tirar do Mario a habilidade do bigodudo de esmagar seus inimigos é como tirar a habilidade de rolar do Sonic… O jogo se torna não um jogo do Mario, mas sim um jogo com o Mario. Bem que podiam ter feito essa modificação no jogo, mas isso seria querer demais de um bando de piratas picaretas, não?

O estranho aqui neste hack é que apenas as duas primeiras fases do jogo foram modificadas. O resto continua igualzinho o Squirrel King original. …Sim, eu joguei o jogo até o final de novo. Pelo menos não é tão longo.
Essas duas fases são divididas em três partes cada. A segunda parte da 1ª fase é uma fase de montanhas e a da 2ª fase é uma fase subterrânea. Em ambas, a terceira parte é um dos castelos do bowser. A música Overworld do primeiro Super Mario Bros. toca em todos esses cenários. As duas batalhas contra o Bowser são uma modificação do segundo chefe de Squirrel King, e a música dessa parte não foi alterada.
Os level designs até que são bons. Bem, boa parte é baseada nas fases oficiais, afinal. O chato aqui são os inúmeros Paratroopas que voam feito Medusa Heads pelas fases. Não há caixas suficientes para lidar com todos eles.

Os gráficos das duas fases são agradáveis. O problema é o Luigi recolor do Mario (note que o Teco não era recolor do Tico no SK.) e certos tiles das fases que são muito pequenos em comparação ao sprite do Mario.

Quando ao som, o tema de SMB é a única coisa nova aqui e soa legalzinho.

Agora, alguns detalhes que eu deixei escapar na análise do Squirrel King:
-A barra de energia dos personagens tem 5 corações ao contrário dos 3 que o Tico e o Teco tinham em seus jogos, e items para recuperar energia e ganhar vidas aparecem mais ou menos com frequência, tornando o jogo meio fácil.
-Há um item relógio que paraliza os inimigos por alguns segundos, e um frasco vermelho que tira energia.
-No modo multiplayer, os personagens podem segurar um ao outro, e embora não possam se usar como armas, o personagem que está sendo carregado é invencível. O proplema é que se o carregador morrer, o carregado morre junto, caindo pra fora da tela como se fosse mesmo uma caixa.
-Até que as fases não são tão cheias de buracos como eu disse antes. Mas quando aparecem…
-A música da fase do cemitério é uma das músicas de O Rei Leão, aquela cantada pelo Scar.

Enfim, o Squirrel King era um clone mal-feito de 7 fases. Este “Super Mario World” é só um hack besta com só duas fases termimadas feito por piratas sacanas para enganar criancinhas ao redor do mundo.
Fiquem alertas, molecada que lê o blog (?) e fica me xingando por eu não gostar dos jogos novos do Sonic: Ao contrário de Pokémon para Sega Pico, Mario pra Mega Drive não ecziste! Sonic pra SNES também não!

  1. jonathan
    2 de novembro de 2010 às 10:54 PM

    karalho nem pra coloca o link pra download

    • 3 de novembro de 2010 às 1:10 AM

      Até parece que eu tenho obrigação ou mesmo necessidade de colocar um link de download pra um negócio que você pode achar fácil fácil em qualquer site de roms por aí, não?

      Se foi capaz de encontrar este blog, então pra que tanta dificuldade em ir pro Planetemu e procurar a rom, caramba?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: