Inicial > Fangames, Games, Indie, Sonic The Hedgehog > Hacks de Sonic The Hedgehog (16-bits)

Hacks de Sonic The Hedgehog (16-bits)

Enquanto escrevia o review do Sonic 1, fiz o download da rom lá no Emu-Russia para jogar e tirar screenshots. Dentro da pasta zip vieram um monte de hacks inúteis com design tão porco que chegavam a ser injogáveis.
Depois de jogar esses arquivos pela janela, me senti inspirado a postar sobre os hacks realmente bons ou ao menos interessantes feitos em cima do Sonic 1.
Então, senhores, senhoras, okamas e ouriços falantes, eu lhes apresento:

Sonic 1 Beta Hoax

Em 1999, Cyan Helkaraxe queria tornar o primeiro Sonic um jogo mais popular entre os fãs. Para isso, criou o primeiro romhack de Sonic da história. Beta Hoax, como dá pra entender pelo título, é um protótipo falso do Sonic 1, com várias fases e gráficos faltando, mas que foi lançado como se fosse um beta de verdade, lol pegando muita gente.

Link:
http://info.sonicretro.org/Sonic_1_Beta_Hoax

Knuckles the Echidna in Sonic the Hedgehog

Em Sonic 2, é possível jogar com o Knuckles através da conexão Lock-On entre os cartuchos de Sonic 2 e Sonic & Knuckles. O Sonic 1, porém, por causa de certos problemas, acabou ficando com uma versão expandida dos Special Stages de S3&K.
O hack S1K, criado por Stealth, é o primeiro a permitir que o Knuckles seja jogado no primeiro jogo da série com jogabilidade e habilidades iguais a de S3&K, e não apenas como um recolor mal feito do Sonic.
Embora o pulo de Knuckles seja pequeno, sua habilidade de planar e escalar paredes o dá algumas vantagens sobre o Sonic, como podem ver no screenshot acima. Ele também pode virar super, através de um código.

Link:
http://info.sonicretro.org/Knuckles_the_Echidna_in_Sonic_the_Hedgehog

Tails in Sonic 1

Lançado por drx e aprimorado por Puto, este hack permite jogar com Tails em Sonic 1, e ele pode voar, nadar e usar spin dashes exatamente como em Sonic 3, mas usando seus sprites de Sonic 2.
Sim, o Tails é bastante apelão.

Link:
http://info.sonicretro.org/Tails_in_Sonic_1

Amy Rose in Sonic 1

Criado por E-122-Psi, este hack nos permite jogar com a Amy dos tempos de Sonic CD com a jogabilidade que ela tem no primeiro Sonic Advance. Exatamente como deveria ser.
Caso não saibam, quando a Amy pula, ela não gira. E então ela deve atacar inimigos com um martelo. Apesar de que a ausência de um pulo giratório é algo que atrapalha muito os clones de Sonic como Socket e Zool, jogar com a Amy em Sonic 1 até que não é difícil, já que, como eu já disse no review, os inimigos não costumam aparecer de formas imprevisiveis.
Algo que ainda falta no hack é que a Amy não tem sua cabeçada, e seu martelo não causa efeito em molas.
E só pra constar, para o quinto dos infernos com quem teve a idéia de estragá-la no Sonic Advance 2, tornando-a uma inútil skin do Sonic, como TODOS OS OUTROS DAQUELE JOGO.

Link:
http://info.sonicretro.org/Amy_Rose_In_Sonic_1

Sonic 1: WTF LAME

WTF LAME é um hack bizarro lançado durante a SAGE 2009 como uma piada. A única coisa diferente dele é que todos os items são substituídos por um novo tipo de monitor que, quando acertado, bem…

Se você usar um dos novos “Monitores Wet Flame” que aparecem espalhados pelas fases, uma tela com um gigantesco post de fórum escrito pelo usuário Wet Flame da Sonic Retro aparece na tela. Só que a tela rola tão rápido que mesmo que você quisesse ler o post, não conseguiria. A música que toca ao fundo é a famosa Yakety Sax, que é muito usada em montagens para fazer os momentos mais sinistros e pertubadores se tornarem cômicos. Quando o texto termina de passar pela tela, o jogo lhe diz que “Você acaba de perder o Jogo” e então volta para a tela título.
Vencer o jogo sem ativar a tela de texto é aparentemente impossível. Os Special Stages não podem ser completados pois eles também levam a parede de texto. Mesmo depois de derrotar o chefe final, o Sonic vai acabar pegando um dos monitores durante a cutscene da Marble Zone nos créditos. Isso pode ser evitado ao segurar o botão C, o que faz com que o Sonic não pule durante as cutscenes e demos. E mesmo assim, parece que a versão mais recente do hack ativa a tela de texto quando o jogo é resetado, o que ele VAI fazer depois da tela de “TRY AGAIN”.

Notas:
Wetflame é um/uma/??? membro controverso da cena Sonic americana.
-A cabeça mal-feita do Sonic na tela-título é de um protótipo do Sonic 3D Blast. Ela é uma meme entre os fãs.
-“O Jogo” é uma infâme piada de internet usada de forma similar ao Rickroll. Basicamente, quem se lembra da existência Do Jogo o perde.

Link:
http://forums.sonicretro.org/index.php?showtopic=16592

Sonic The Hedgehog Megamix

Um hack criado por Tweaker e Stealth que contém Sonic, Tails, Knuckles, Mighty e Shadow como personagens jogáveis; level designs novos e as fases normais do Sonic 1. Porém, AINDA não está terminado, pois faltam gráficos originais para a maioria das fases, além de chefes novos para elas.
Há também um modo extra após o final do jogo, onde o personagem tem apenas uma vida, e as fases tem 4 atos. O problema é que é impossível terminar o ato 4 da Misty Maze Zone.
Em Megamix, Sonic tem o homming attack e o lightspeed dash. O Shadow é similar ao Sonic, mas pode dar pulos duplos. A jogabilidade do Mighty é igual a do Sonic em Sonic 3, e ele também pode acumular e trocar escudos. Já Tails e Knuckles tem a mesma jogabilidade que tinham em Sonic 3.

Link:
http://info.sonicretro.org/Sonic_the_Hedgehog_Megamix

Sonic: The One Ring

Em The One Ring, todos os aneis das fases foram removidos, exceto por um que foi escondido. O objetivo de cada fase, inclusive as especiais mas não a final, é encontrar esse anel e levá-lo em segurança até o final da fase. Neste hack, é possível usar o Spin Dash, estocar escudos e salvar o progresso.

Link:
http://intheshadeofawave.blogspot.com/p/sonic-one-ring.html

Sonic The Hedgehog 1 @ SAGE 2010

E eu pensava que esse caminho não era acessível...


Este hack, lançado durante a SAGE 2010, é parte de um projeto do fansite Sonic Retro que permitirá que hacks enviem dados para a internet.
O jogo é o Sonic 1 original em modo de Score Attack. Ele grava várias informações, como tempo levado para terminar as fases, pontos e anéis coletados e inimigos destruídos, e caso você esteja registrado na Retro (não precisa ser aprovado), os envia para o seu perfil e a lista de high scores no site do hack.
Também há uma série de achievements para serem adquiridos no jogo. Cada um tem um título que é uma dica do que deve ser feito para desbloqueá-lo. E caso isso não seja o bastante, eles também tem seus próprios ícones no site.
O jogo também tem um modo boss rush para enfrentar todas as máquinas do Eggman, sem anéis e um modo de maratona, para jogar o jogo do começo ao fim, numa vida só.
O que eu não gosto neste hack é que não é permitido jogar offline ou baixar dados (caso o save estrague), mas é possível que essas coisas sejam incluidas um dia.

Link:
http://rchan.sonicretro.org/index.php
*Desde 27 de agosto de 2010 até hoje, 14 de setembro do mesmo ano, o jogo está indisponível. Será necessário atualizar o emulador e a rom quando os updates terminarem.
**Hoje é 12 de Outubro e o hack está online, apeser de ser a mesma versão. Repito que será necessário atualizar o emulador e a rom quando os updates terminarem.

Mais hacks na wiki da Retro:
http://info.sonicretro.org/Category:Sonic_the_Hedgehog_(16-bit)_Hacks

Próxima página: hacks de Sonic 2 (16-bits)

  1. 4 de outubro de 2010 às 8:13 PM

    da pra mandar sonic supr deformed

    • 5 de outubro de 2010 às 3:01 AM

      O Super Deformed é um hack de Sonic 2 e ainda não tá pronto.

  2. breno
    18 de abril de 2011 às 4:12 PM

    droga

  3. breno
    19 de abril de 2011 às 4:24 PM

    o sonic super deformed vai ficar pronto q dia?

    • 19 de abril de 2011 às 5:14 PM

      Sei lá. o.o
      Pelo que eu sei, não há informações novas sobre esse projeto.

  4. breno
    20 de abril de 2011 às 4:59 PM

    tudo bem

  5. breno
    20 de abril de 2011 às 4:59 PM

    eo Sonic 1 Overhauled

  6. breno
    23 de abril de 2011 às 10:56 PM

    eo Sonic 1 Overhauled?

    • 23 de abril de 2011 às 11:53 PM

      Eu pesquisei um pouco… Esse projeto está desaparecido desde 2009.

  7. breno
    25 de abril de 2011 às 9:29 PM

    aff se tivesse aparecido ja tava lançado

    • breno
      11 de maio de 2011 às 5:31 PM

      mas o sonic super deformed tambem tem de sonic 1 eu ja vi um video com um titulo assim sonic 1 super deformed super sonic beta

  8. breno
    15 de junho de 2011 às 7:16 PM

    eo sonic revelation? tem

  9. breno
    17 de junho de 2011 às 5:06 PM

    alguns desses hacks tem super sonic?

  10. 19 de novembro de 2011 às 7:44 PM
  11. bruno
    28 de novembro de 2011 às 8:48 PM

    mas esse sonic revalation é completo? porque o que o quais o que eu so pego e demo

  12. 12 de dezembro de 2013 às 12:16 PM

    eu achei que ia ter jogos do sonic hacker para jogar aki,se auguem achar um site com jogos do sonic hacker me passa 🙂

  13. 12 de dezembro de 2013 às 12:28 PM

    bruno eu fiz o dowload e n pega nada!:(

  14. 29 de janeiro de 2014 às 11:16 PM

    por favor passe o link do sonic super deformed eu fasso coalquer coisa

  15. Cris
    2 de julho de 2014 às 4:40 AM

    Uma hack que eu gostei muito e recomendo é Sonic 1 Pixel Perfect. Ele trás o Sonic de Sonic 2 para o mundo de Sonic bastante modificado, com as zonas com cores diferentes, mais longas, cheias de itens de Sonic 2, badniks mudados, músicas diferentes (retiradas de variados jogos do Sonic) além de que foi acrescentado um ato para cada zona, ficando quatro atos. Até onde joguei (não terminei de jogar) está bem interessante. A segunda zona com temática egípcia ficou ÓTIMA! Eu diria até que esta hack é mais legal do que o Sonic 1 original, não foge da lógica do game, diferente de muitas hacks que vemos. Ideal para os fans de Sonic que estão jogando há vinte anos (ou um pouco menos) e que, embora amem o jogo, já estejam enjoados da mesmice de fases e telas manjadas.

  1. 5 de janeiro de 2011 às 4:23 AM

Deixe um comentário