Início > Games, Reviews > (Review – NES) Urban Champion

(Review – NES) Urban Champion

Urban Champion foi um jogo de luta lançado para o NES em 1985, inspirado no minigame Boxing/Punch-Out!!. Foi o primeiro jogo de luta lançado em consoles pela Nintendo, e também um dos primeiros do gênero.


O objetivo do jogo é bater no adversário, derrubando-o para trás, e ganhar território até conseguir jogá-lo para fora da tela. Quando o número de vidas de um dos lutadores chega ao fim, aparece um bueiro, e a luta termina quando o perdedor é jogado dentro dele.
No modo de um jogador, deve-se enfrentar a maior quantidade possível de oponentes até perder todas as 3 vidas. A dificuldade do jogo vai aumentando conforme o jogador derrota inimigos, e uma série de ícones na tela mostra quantos lutadores foram derrotados. O contador de rounds só vai até o 99.
Existem apenas dois tipos de ataque no jogo, o soco fraco, que não causa muito dano, mas é rápido e o soco forte, que derruba o oponente para trás, mas deixa o usuário com a guarda baixa. Usando as setas de cima e baixo, é possível mirar a direção do soco, e ao mesmo tempo, a direção em que o personagem bloqueia enquanto não faz nada. Ao mover o personagem para trás é possível desviar dos ataques do adversário.
Cada lutador tem um medidor de “Stamina”, que diminui conforme se dá e leva socos. Se esse número chegar a zero (o que não é tão fácil quanto em Punch-Out!!.), o personagem fica incapaz de lutar direito por algum tempo. O medidor de Stamina é completamente restaurado quando os personagens seguem para outra tela (Mas as suas vidas não.).
Durante as lutas, podem aparecer pessoas nas janelas dos prédios que tentam atrapalhar a luta atirando vasos de lá de cima. Esses vasos, se acertam um lutador, o deixarão tonto e vulnerável à um soco forte.
Também há a aparição de um carro de polícia, o que faz com que os lutadores se afastem um do outro, e assobiem feito idiotas até os tiras irem embora… Mas note que É possível, sim, ser pego e preso pelos policiais.
O jogo tem gráficos simples, e as poucas músicas não me foram muito memoráveis, mas foram agradáveis. O sprite usado para os lutadores é o mesmo, apenas com cores diferentes.
Urban Champion, não chega a ser TÃO ruim quanto falam por aí. Quando comparado com outros jogos Arcade da época, como o Donkey Kong e o Mario Bros., Urban Champion peca por ser muito repetitivo, mas ainda assim é um bom jogo para jogar um pouco vez ou outra, e importante pela sua contribuição para o gênero. Talvez ele até seja mais divertido de se jogar no multiplayer, algo que vale para vários jogos da Nintendo até hoje.

Categorias:Games, Reviews Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: