Início > Games, Reviews > (Review – NES) 3D Block

(Review – NES) 3D Block

3D Block é um puzzle do NES criado por um produtor tailandês chamado Hwang Shinwei. Todos os jogos desenvolvidos por ele são clones de outros puzzles da época.
3D Block, por exemplo, é um port pirata e picareta do jogo Blockout sobre o qual eu escrevi há algumas semanas. Até a ilustração do cartucho é copiada de uma boxart de Blockout.
O bizarro é que tem gente por aí que parece não saber que o Blockout existe e se refere a este jogo como um trabalho original.

Ao botar o jogo pra funcionar, aparece essa tela título aí em cima, mostrando uma silhueta de mulher em pose provocante.
O que isso tem a ver com o jogo?
É um dos grandes mistérios da vida, amiguinhos.
E falando na tela-título, que é que há com esses 4 blocos jogados na tela? Isso é muito mal-feito.

Antes de começar o jogo, é necessário escolher o nível e velocidade em que ele vai começar. Não é possível mudar as dimensões do tabuleiro ou o conjunto de peças. O jogo sempre terá um tabuleiro 5X5 e o conjunto “Basic” de blocos (O conjunto “Flat” é que não é).
O menu é um tanto mal-feito. É visivel que o jogo tem ao menos 20 níveis, mas só é possível mover o cursor até o 9. E depois de mover o cursor para a direita, não há como voltar atrás.

O jogo em sí, como eu já disse, é uma cópia do Blockout.
O objetivo é preencher camadas no fundo do tabuleiro para fazer os blocos desaparecerem e nesta versão, o jogo sobe de nível a cada 4 camadas formadas.

A jogabilidade é inferior a do Blockout oficial: o frame rate me pareceu ruim, os cotornos dos blocos ficam piscando o tempo todo e o jogo usa apenas dois botões para girar as peças. Ao contrário da boa versão do Atari Lynx, só é possível girar os blocos em duas direções com os dois botões.
O botão Start é usado para derrubar as peças rapidamente. O bom é que elas não colam de imediato, sendo possível corrigir a posição delas.
O Select pausa o jogo, o que não era possível no Blockout de Mega Drive.
Um outro problema no jogo é que ele pausa por alguns instantes toda vez que uma camada é formada, resetando a música. Tosco.

Os gráficos não são muito bons. O simples fundo preto ou azul das demais versões de Blockout me agrada mais do que a parede de tijolos amarelos, azuis, rosas e verdes usados aqui.
As músicas também não empolgam e curiosamente, todos os jogos desse produtor usam o mesmo conjunto de músicas.
…Pensando bem, Blockout não tem música, né? Pelo menos tentaram aqui.

Enfim, ainda que 3D Block seja um jogo “jogável”, recomendo que vocês procurem um Blockout de verdade caso queiram saber como é que funciona um Tetris em 3D.

Bom, se lhes serve de incentivo, dizem por aí que a silhueta na tela-título é revelada se o jogador passar das 20 fases. Eu não tive paciência para verificar e no Youtube só há um vídeo do jogo sendo jogado até a metade do caminho.

Há, é pra isso que a silhueta serve: “incentivo”. =P

CategoriasGames, Reviews Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 376 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: